Edição Impressa

Governo encaminha projeto de fechamento da EsFES

Escola da Brigada Militar pode ser transferida para Porto Alegre

Por:Guilherme Baptista Jornal Ibiá

Um projeto enviado pelo Governo do Estado para a Assembleia Legislativa determina a extinção da Escola de Formação e Especialização de Soldados de Montenegro – a EsFES. Ela seria substituída por um centro de treinamento policial, a ser estruturado nos termos de uma lei complementar. As vagas remanescentes da EsFES de Montenegro seriam remanejadas para a estruturação da escola de Porto Alegre.

Alunos-soldados que chegam anualmente em Montenegro também movimentam a economia local


O projeto, assinado pelo governador Eduardo Leite em 28 de novembro deste ano, dispõe sobre a “Organização, a Estrutura Básica e o efetivo da Brigada Militar e dá outras providências”. A proposta ingressou em caráter de urgência e segue sob análise, podendo ser votado ainda neste ano. “Precisamos nos mobilizar. É fundamental pressionar, dialogar e acompanhar a tramitação para que seja aprovado um projeto de lei que garanta a permanência da EsFES em Montenegro”, destaca a vereadora Josi Paz, que esteve na Assembleia Legislativa verificando a situação da proposta.

“A EsFES é formação, oportunidade, segurança e desenvolvimento para a região”, completa.
A possibilidade de fechamento da Escola da Brigada em Montenegro pegou a todos de surpresa. O comando geral da BM no Estado, logo após a recuperação da estrutura da escola, que sofreu danos devido à enchente de maio de 2024, tinha garantido a permanência, destacando a importância da EsFES, no ano que completava 50 anos. A previsão era do ingresso de mais 300 alunos-soldados no início de 2026.

Vagas remanescentes da EsFES de Montenegro seriam remanejadas para Porto Alegre


“Vamos marcar uma reunião com o Governo do Estado”, informou o presidente da Câmara, vereador Talis Ferreira, sobre a necessidade de mobilização. Já o prefeito Gustavo Zanatta mudou a agenda e se deslocou para Porto Alegre no início da manhã desta quarta-feira, 3, para verificar as medidas que podem ser tomadas na busca por manter a EsFES em Montenegro. “Já estamos mobilizados”, frisa o vice-prefeito Cristiano Braatz. “O fechamento da EsFES seria extremamente prejudicial para Montenegro e a região. Não só na área da segurança, mas também para a economia local, já que a escola da Brigada movimenta o comércio no setor imobiliário, lojas e supermercados”, completou Cristiano, sobre unir forças para manter a EsFES em Montenegro.

Nesta quinta-feira, 04, a mobilização continua, com mais reuniões e contatos com deputados e representantes do Governo do Estado. Em um primeiro momento se busca evitar que seja votado nos próximos dias, permitindo uma melhor análise até depois do recesso para que seja retirado o artigo 41 do projeto de lei sobre a extinção da EsFES Montenegro. O deputado estadual Guilherme Pasin (PP) protocolou um ofício à Casa Civil solicitando a permanência da EsFES em Montenegro, justificando que o município abriga uma das quadro unidades de formação de soldados do Estado, ao lado de Porto Alegre, Osório e Santa Maria, e que a escola é reconhecida pelo histórico de excelência.

No último curso se formaram 281 soldados, em julho

Últimas

Brigada Militar terá troca de comando em 15 de fevereiro

Comandante Feoli completa 35 anos de serviço e vai...

ASSTBM se manifesta sobre declaração de Eduardo Leite

Em nota publicada em seu site institucional, a entidade...

Preparação, prevenção e salvamentos: como é a rotina dos guarda-vidas no Litoral Norte

Coordenador da Operação Verão do CBMRS, major Jocemarlon Acunha...

Governador Eduardo Leite vai cobrar nova postura da Brigada Militar

Últimos incidentes incomodaram o governador, que marcou "reunião de...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Brigada Militar terá troca de comando em 15 de fevereiro

Comandante Feoli completa 35 anos de serviço e vai para a reserva Rosane de Oliveira GZH Depois de 35 anos de serviço, os últimos quatro no...

ASSTBM se manifesta sobre declaração de Eduardo Leite

Em nota publicada em seu site institucional, a entidade faz criticas a postura e manifestação na data de hoje, feita pelo Governador sobre os...

Preparação, prevenção e salvamentos: como é a rotina dos guarda-vidas no Litoral Norte

Coordenador da Operação Verão do CBMRS, major Jocemarlon Acunha Pereira fala sobre o trabalho dos guarda-vidas Guilherme Sperafico Correio do Povo Antes dos primeiros banhistas chegarem...