Edição Impressa

Artigo: Fraqueza

A força das águas arrastando as cidades, destruindo tudo que estivesse pela frente, inclusive grandes obras de engenharia, como pontes, barragens e barreiras nos morros, demonstrando como somos fracos perante a natureza, a qual não conseguimos controlar. 

O nível dos rios, lagos, arroios, açudes e lagoas subiu de maneira rápida, atingindo altura de inundação em diversos locais, superando marcas históricas da grande enchente de 1941, com invasão das águas em muitas cidades. 

Constatar que tantas pessoas dormiam em suas casas, em locais secos, sem histórico de inundação, foram surpreendidas com o avanço rápido e descontrolado das águas, invadindo as residências, estragando as estruturas, móveis e eletrodomésticos. 

Houve muitos que, preventivamente, saíram de suas casas, conseguiram salvar alguns itens, porém inúmeros tiveram que sair apenas com as roupas que usavam, alguns sem documentos, perdendo tudo de material que possuíam. 

As imagens de cidades inteiras submersas, com o desaparecimento de ruas, praças e prédios, restando apenas pequenas partes das construções mais altas, tudo se transformando num enorme mar de cor barrenta. 

Nossa fraqueza também está presente quando soubemos que centenas de pessoas não conseguiram se salvar, agonizando sob as águas, perdendo suas vidas por afogamento, de maneira trágica e sem podermos evitar as mortes.

O que fazer perante a força da natureza, somos tão insignificantes, enquanto seres humanos, fracos e desamparados, sofrendo por tanta destruição e tristeza, abandonos e mortes, tudo sem nosso controle. 

Mas descobrimos que, enquanto sociedade, o povo é muito forte, conseguindo ajudar na manutenção da vida dos que sobreviveram, levar comida e proteção aos desabrigados e amparo a quem perdeu tudo, inclusive a vida de tantos.  

Paulo Franquilin – Jornalista e escritor

Últimas

Novo comandante-geral da BM dá início ao processo de alinhamento institucional

Primeira reunião entre o comando-geral e comandos regionais ocorreu...

Governador anuncia os Comandantes da BM e CBM

O governador Eduardo Leite anunciou, nesta quinta-feira (12/2), mudanças...

Ano eleitoral: reformas sob pressão e instituições em modo de contenção

Marco Antônio Moura dos Santos A abertura dos trabalhos do...

Guardas Municipais e os limites da Constituição: uma decisão que convida à reflexão

Retornamos ao tema Guardas Municipais! A vida em prol...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Novo comandante-geral da BM dá início ao processo de alinhamento institucional

Primeira reunião entre o comando-geral e comandos regionais ocorreu na segunda-feira Correio do Povo Dando início ao processo de alinhamento institucional da nova gestão da Brigada Militar (BM), a...

Governador anuncia os Comandantes da BM e CBM

O governador Eduardo Leite anunciou, nesta quinta-feira (12/2), mudanças no comando da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do...

Ano eleitoral: reformas sob pressão e instituições em modo de contenção

Marco Antônio Moura dos Santos A abertura dos trabalhos do Legislativo e do Judiciário revelou mais do que um rito formal. Os discursos revelam um...