Edição Impressa

Artigo- O ensino superior na Brigada Militar

 ENSINO SUPERIOR NA BRIGADA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: DO ETHOS MILITAR À FORMAÇÃO POLICIAL-MILITAR 

 (1969-1997) 

 AUTOR: MOACIR ALMEIDA SIMÕES 

Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História, do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade, da Universidade de Passo Fundo (UPF), como requisito para a obtenção do grau de doutor em História. 

INTRODUÇÃO

A tese aborda o processo de transformação do Ensino Superior na Brigada Militar, do Estado do Rio Grande do Sul, representado pelo Curso de Formação de Oficiais (CFO), no período de 1967 a 1997. Nesta perspectiva para que se compreenda a projeção do ensino institucionalizado torna-se indispensável estabelecer relação com a destinação institucional de polícia militar no seu devido tempo evolutivo ou histórico, por onde se identifica a origem determinante das transformações ocorridas e de sentido verificadas no contexto histórico.

Na mesma busca destaca-se a percepção dos reflexos na formação profissional consubstanciada nos atos de polícia e experiências obtidas na execução da operacionalidade policial e a interação como decorrência do ofício PM atuante perante a sociedade. Considerada a base onde ocorre a prestação dos serviços de segurança pública do dia a dia.

O Curso de Formação de Oficiais (CFO) em funcionamento desde o ano de 1942, objeto deste estudo, progressivamente foi sendo modificado no seu sistema curricular com vista à formação policial-militar orientada no devido tempo. Sem mudar seus conceitos básicos de natureza militar até quando isso foi possível, ante à necessidade de conciliar com a atividade de natureza policial em ascensão. As polícias militares embora tenham migrado para o policiamento, continuaram com suas características de corporações militares.

Assim, do início da década de 1970 em diante, o foco voltava-se para a implementação da formação de oficiais de polícia militar, que nesse tempo fundamentava-se na nova missão atribuída às polícias militares, centrada na atividade de policiamento ostensivo. Perspectiva que sem sombra de dúvidas representava o principal fator de transformações.

Portanto, o desenvolvimento deste estudo busca a compreensão de como se processaram as transformações ocorridas no curso de formação de oficiais (CFO) da Brigada Militar e da sua

operacionalização em função da nova sistemática curricular de polícia militar, instrumentalizada por meio da legislação específica baixada pela União.

Autor:

MOACIR ALMEIDA SIMÕES

Últimas

Guardas Municipais e os limites da Constituição: uma decisão que convida à reflexão

Retornamos ao tema Guardas Municipais! A vida em prol...

Criminoso morre e outro fica ferido após tentativa de assalto seguida de confronto com PM de folga em Esteio

Assaltantes trocaram tiros com policial militar na saída de...

Coronel Rodrigo Mohr assume a presidência do TJMRS

Rodrigo Mohr Picon ficará à frente da Corte até...

Socorro silencioso da Brigada Militar salva até nove vidas por dia no RS

Mais de 3 mil pessoas foram salvas por PMs...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Guardas Municipais e os limites da Constituição: uma decisão que convida à reflexão

Retornamos ao tema Guardas Municipais! A vida em prol da segurança pública nos ensina, com o tempo, que as instituições se constroem pela convergência...

Criminoso morre e outro fica ferido após tentativa de assalto seguida de confronto com PM de folga em Esteio

Assaltantes trocaram tiros com policial militar na saída de agropecuária Marcel Horowitz Correio do Povo Um assaltante morreu e outro ficou ferido após troca de tiros no final...

Coronel Rodrigo Mohr assume a presidência do TJMRS

Rodrigo Mohr Picon ficará à frente da Corte até 2027 O desembargador Rodrigo Mohr Picon, ex-comandante-geral da Brigada Militar, tomou posse nesta quarta-feira (4) como...