Edição Impressa

As mergulhadoras do CBMRS

A Soldado Roseane Militz, foi uma das primeiras a abrir as portas do mergulho para as mulheres do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul – CBMRS, juntamente com a colega de curso Soldado Cláudia Zasso, que atualmente serve no 4° BBM em Santa Maria, quando em 2008 ambas foram as primeiras Soldados Mergulhadoras da Corporação.

Após 15 anos, na terça-feira (9), a Soldado Militz viu a Major Karyn Savegnago de Oliveira, se tornar a primeira Oficial mergulhadora, reforçando mais uma vez o importante protagonismo das mulheres dentro da Corporação.

A atividade de mergulho é considerada uma das mais desafiadores, senão a mais perigosa realizada pelo CBMRS, afinal, na maioria das vezes, não são em águas límpidas que são realizadas as buscas e resgates, mas sim, em águas turvas, extremamente geladas, revoltas, que os militares atuam.

Em nada as mergulhadoras são facilitadas durante o Curso de Mergulhador Autônomo de Busca e Resgate do CBMRS, e nesta turma de 2023, a Major Karyn, além de ser a única mulher a se formar, carregava consigo a responsabilidade de ser a mais velha da turma.

Quando perguntada sobre a importância de abrir as portas para outras mulheres, a Soldado Militz, que hoje atua no 7º Batalhão de Bombeiro Militar em Passo Fundo, ressalta que o mergulho é um vício. “Nós somos hoje só quatro mulheres mergulhadoras, e é uma satisfação ver hoje a primeira Oficial se formando, é sinal de que a semente que foi plantada lá atrás está dando frutos. Eu desde que me formei nunca deixei de mergulhar, é uma profissão apaixonante, de união, então é muito especial participar deste momento, onde mais uma ‘fem’ se torna mergulhadora do CBMRS”, disse.

Para Karyn, a primeira Oficial mergulhadora, que hoje atua junto da Academia de Bombeiro Militar, o mais difícil além de todo o treinamento foi ficar longe dos filhos. “Fora as dificuldades normais para todos, a maior dificuldade pra mim foi me manter longe dos meus filhos. Tudo é muito difícil, mas certamente foi mais saber lidar com a distância, não poder acompanhar eles. Como Oficial mergulhador, creio que a minha missão junto dos demais é impulsionar ainda mais a atividade de mergulho, a partir da valorização da atividade, assim como a conquista de materiais cada vez mais modernos, que possibilitem boas condições de serviço aos militares que atuam”, disse a Major, que ingressou no CBMRS em 2014.

A Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul – ABERGS, orgulha-se das Praças e Oficiais do CBMRS, das mulheres fortes e destemidas da Corporação, das mulheres que abrem portas e incentivam outras, e que mostram que tudo é possível para quem tem como missão de vida servir com excelência a sociedade gaúcha.

ABERGS

Últimas

Uso de câmeras corporais comprova efetividade do trabalho da Brigada Militar em Porto Alegre

Utilizada há um ano, estrutura digital de combate ao...

Publicado edital de abertura do Concurso Público de Ingresso na Carreira de Delegado de Polícia

As inscrições serão realizadas no período de 13 de...

Pesquisa Mundial em 144 países cita Pelotas como cidade exemplar de redução da criminalidade

Pelotas é destaque internacional por reduzir mais de 80%...

Câmara Municipal de Pelotas apresenta projeto destinando espaço à memória do Cel Massot

Uma proposição do Vereador Daniel Fonseca, Policial Militar, pretende...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Uso de câmeras corporais comprova efetividade do trabalho da Brigada Militar em Porto Alegre

Utilizada há um ano, estrutura digital de combate ao crime mostra redução de indicadores e garante respaldo às ações policiais Correio do Povo O uso de...

Publicado edital de abertura do Concurso Público de Ingresso na Carreira de Delegado de Polícia

As inscrições serão realizadas no período de 13 de outubro até as 17h do dia 12 de novembro Correio do Povo Foi publicado no Diário Oficial do...

Pesquisa Mundial em 144 países cita Pelotas como cidade exemplar de redução da criminalidade

Pelotas é destaque internacional por reduzir mais de 80% da criminalidade A cidade de Pelotas (RS) ganhou destaque internacional como exemplo positivo de redução da...