Edição Impressa

Brigada Militar a força da Comunidade ,pilar da democracia

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul celebra mais um aniversário reafirmando seu papel histórico e contemporâneo como Instituição de Estado, permanente, profissional e imprescindível à proteção da sociedade gaúcha.

Na realidade, mais do que a Instituição, o Rio Grande do Sul é quem deve celebrar, diuturnamente. A Brigada Militar foi criada e forjada no período farroupilha, nascendo em 1837 voltada à defesa da liberdade, da ordem e da comunidade, valores que seguem orientando sua identidade, independentemente de mudanças políticas, governos, partidos ou ideologias.

Ao longo de quase dois séculos, evoluiu para muito além do seu simbolismo histórico, tornando-se referência nacional como Instituição de segurança pública,, atuando com tropas altamente treinadas, equipadas e capacitadas para enfrentar desde desafios cotidianos até operações de alta complexidade. Suas estruturas operacionais especializadas, suas unidades de pronta resposta, seus protocolos modernos e sua doutrina profissional consolidam uma atuação firme, técnica e eficiente contra o crime e a violência.

É uma estrutura constitucional que serve à sociedade, ao Estado Democrático de Direito e ao interesse público. Sua independencia politico-paridária é o que confere legitimidade, estabilidade e confiança pública à Corporação.

A atuação qualificada da Brigada Militar se manifesta enquanto polícia ostensiva, na prevenção, do diálogo comunitário, de programas educativos, assim quanto na repressão eficiente, planejada e proporcional. A tropa que vai à rua diariamente representa um corpo profissional e dedicado, que responde com técnica às demandas da população.

Celebrar o aniversário da Brigada Militar é reconhecer uma trajetória construída por homens e mulheres que assumem, todos os dias, o compromisso de proteger vidas, garantir direitos e preservar a ordem pública, mesmo com o risco da propria vida, como prova nosso panteão de heróis.  É também fortalecer o futuro: uma Brigada cada vez mais moderna e alinhada aos mais altos padrões de segurança pública.

A Brigada Militar permanece e permanecerá sendo o mais sólido pilar da democracia, da proteção social e da defesa intransigente do povo gaucho e brasileiro.

Parabens Brigada Militar, obrigado a todos briososs policiais militares do Estado do Rio Grande do Sul, dignos “brigadianos”, quer da ativa ou da sua Legião Altiva.

BRIGADA MILITAR A FORÇA DA COMUNUIDADE, RUMO AOS DUZENTOS ANOS!

Marco Antônio Moura dos Santos

Coronel da Reserva da Brigada Militar e Especialista em Integração e MERCOSUL (UFRGS)

Últimas

66º Festival Hípico Noturno

Na noite de 20 de novembro/25 o 4º Regimento...

Câmara aprova PL Antifacção, entenda o que muda com a nova norma

O presidente Hugo Motta impediu a apresentação dos destaques...

Solenidade de 188 anos da Brigada Militar.

A corporação criada em 1837 para manter a ordem...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

66º Festival Hípico Noturno

Na noite de 20 de novembro/25 o 4º Regimento de Polícia Militar de Porto Alegre sediou pela 66ª vez o Festival Hípico Noturno. O evento...

A segurança pública não pode ser refém de palanques: o debate antifacção e a omissão federal no enfrentamento do crime organizado                                           

Marco Antônio Moura dos Santos O Brasil voltou a discutir facções criminosas, mas ainda não está discutindo segurança pública. Embora isso represente um passo importante, falta...

Câmara aprova PL Antifacção, entenda o que muda com a nova norma

O presidente Hugo Motta impediu a apresentação dos destaques do Partido Liberal que incluíam no PL Antifacção a equiparação das facções aos grupos terroristas BRASÍLIA...