Edição Impressa

Brigada Militar forma primeira turma do Curso de Especialização em Inteligência Policial

Iniciativa aprimora conhecimentos técnicos e operacionais e fortalece o Sistema de Inteligência da Brigada Militar

Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (30/5), no Salão Nobre do Comando-Geral da Brigada Militar, em Porto Alegre, foi celebrada a formatura da 1ª Edição do Curso de Especialização em Inteligência Policial. A solenidade coroa um importante avanço na capacitação dos profissionais da área de inteligência da corporação.

O curso, promovido pela Agência Central de Inteligência (PM2) da Brigada Militar, teve início no dia 28 de abril e contou com uma carga horária de 370 horas/aula. A formação teve como foco principal qualificar agentes de inteligência para atuação plena e eficiente na segurança pública.

A iniciativa visou não apenas aprimorar os conhecimentos técnicos e operacionais, mas também fortalecer o Sistema de Inteligência da Brigada Militar (SIBM). Durante a formação, foram abordados temas fundamentais, como a metodologia de produção de conhecimento, operações de inteligência, técnicas de contrainteligência e fundamentos da atividade de inteligência.

“Entendo este como um momento histórico. Procuramos abranger todos os aspectos da inteligência para que todos os militares que estão se formando possam utilizar as melhores práticas em suas regiões”, destacou o tenente-coronel Moggar Frederes de Mattos, Chefe da PM2.

O curso reuniu policiais militares que atuam nas agências de inteligência em diferentes regiões do estado e, de forma estratégica, também incluiu profissionais de inteligência de outras polícias militares do país. Essa integração visa promover uma cultura de compartilhamento de informações, padronizar metodologias e potencializar o assessoramento dos comandos regionais e unidades operacionais.

Durante a cerimônia, os formandos receberam seus certificados e foram homenageados pelo empenho e dedicação. A lista de concluintes inclui oficiais e praças, o que demonstra a importância de nivelar o conhecimento em todos os escalões da corporação.

“Além de representar um mérito individual dos militares, por óbvio, simboliza o fortalecimento contínuo da Brigada Militar. O que celebramos hoje é uma amostra do nosso compromisso com a segurança pública”, ressaltou o coronel Luigi Gustavo Soares Pereira, Chefe do Estado-Maior da Brigada Militar, em sua fala final.

Texto: Matheus Martins/jornalista – servidor civil/PM5-BMRS;
Foto: Sd Morch/PM5-BMRS.

Últimas

PEC da Segurança Pública é aprovada na CCJ da Câmara

Brasília, 15/07/2025 – A Proposta de Emenda à Constituição (PEC)...

Pena para escudo humano, bloqueio de Pix, taxa de bet: secretários pedem pacote de leis na Segurança

Estadão: Secretários de Segurança Pública de todo o País...

Integração de dados e uso de tecnologia permitem avanços na segurança pública do RS

Câmeras corporais, centros integrados, análise de dados e inteligência...

O Poder das Telas: I – Um Chamado à Consciência

Recentemente, ao assistir a um programa de televisão, fui...

Convênio

spot_img

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img

PEC da Segurança Pública é aprovada na CCJ da Câmara

Brasília, 15/07/2025 – A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, elaborada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), foi aprovada na...

Pena para escudo humano, bloqueio de Pix, taxa de bet: secretários pedem pacote de leis na Segurança

Estadão: Secretários de Segurança Pública de todo o País prepararam um conjunto de propostas de lei para apresentar ao Congresso. As medidas incluem a...

Integração de dados e uso de tecnologia permitem avanços na segurança pública do RS

Câmeras corporais, centros integrados, análise de dados e inteligência artificial passaram a fazer parte da rotina de policiais militares em Porto Alegre Por Rodrigo Thiel...
plugins premium WordPress