A maior catástrofe climática ocorrida nos últimos 80 anos é contada por uma obra brigadiana que apresenta em detalhes, com depoimentos emocionantes a participação dos heróis fardados. A obra foi organizada pelo Departamento de Ensino da Brigada Militar sob a coordenação do Museu da BM.
Assim pode ser definido o livro lançado na tarde do dia 10 de dezembro/24 no salão nobre do Quartel do Comando-Geral da Brigada Militar no centro de Porto Alegre.
A obra rica em ilustrações com 266 páginas registra fotos e depoimentos de militares tanto do Rio Grande do Sul como de outros estados da federação que prestaram apoio humanitário, atuando em diversas frentes, seja em resgates, transporte e distribuição de donativos e preservação da ordem pública.
O livro constitui um registro histórico fundamental para mais um feito de comprovação do valor institucional da Brigada Militar que em um evento totalmente adverso, possibilitou mais uma vez a instituição comprovar que não há situação em que a corporação não se reinvente e de forma estratégica esteja a proteger a sociedade gaúcha.
Coordenadora da obra, a Capitão PM Clarisse Heck em entrevista a Rede ABC da Segurança Pública – Correio Brigadiano, destacou que sua equipe de organização da obra se dedicou a compilar documentos e depoimentos, muitos colhidos no momento da catástrofe a fim de preservar os registros históricos e servir de mais um feito de inspiração aos policiais em especial as novas gerações.
O Comandante-Geral da Brigada Militar Coronel Claudio dos Santos Feoli, destacou que as enchentes de 1941, também como sempre, contou com a destemida participação de valorosos policiais, que se comprovam em poucas imagens registradas à época. A obra é imprescindível para afirmar com mais clareza e com detalhes o que representa, em especial nestes momentos de caos social a presença de nossos policiais, que mesmo sendo também atingidos pelas enchentes tiveram como norte preservar a vida e o patrimônio dos cidadãos.
A forma como a Brigada Militar exerceu a gestão neste momento de crise registra através desta obra a comprovada relevância de nossa instituição, afirmou o comandante.
A solenidade de lançamento ocorreu com a presença de diversas autoridades civis e militares.
A obra Memórias do heroísmo da Brigada Militar e aliados na proteção da sociedade gaúcha contou com uma equipe de organização:
Supervisão:
- Coronel PM Jorge Dirceu Abreu Silva Filho, Diretor do Departamento de Ensino da Brigada Militar
- Tenente-Coronel PM Rafael Assis Brasil Ramos Aro, Comandante da Academia de Polícia Militar da Brigada Militar
- Major PM Amilton Turra de Carvalho, Subcomandante da Academia de Polícia Militar
- Coordenação
- Capitão PM Clarisse Heck
- Captação, produção, redação e revisão de textos:
- Capitão PM Clarice Heck
- Soldado PM Sacha Rochele Nuñes Pereti, jornalista
- Capitão PM Camila Gomes da Silva
- Capitão PM Alexandre Leonardo Bered Souza
- Diagramação
- Soldado PM Patrik Loureiro Pastorio Silva
- Colaboradores
- Ronei Scherer
- Tenente Coronel PM Cleber Rodrigues dos Santos
- Tenente-Coronel PM Luiz Marcelo Reolon
- Major PM João Marcelo dos Santos Gonçalves
- Major PM Andressa Dias
- Major PM Gustavo Favero Prieto
- Capitão PM Michel Ribeiro da Rosa
- Capitão PM Eder Silveira da Silva
- Soldado PM Rodrigo Ziebell
- Servidor Civil Sergio Ferreira
- Servidora Civil Alexandra Naymayer Corso
- Servidora Civil Jussara Pelissoli
ENTREVISTAS
GELERIA DE FOTOS