CBMRS comemora 128 com a passagem de Comando da Instituição

PUBLICIDADE

Foto: Grégori Bertó/Secom

Na noite desta terça-feira (28/2) o CBMRS comemorou o aniversário de 128 anos de criação do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. A Solenidade também contemplou a posse do coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues como novo comandante-geral do CBMRS. Ele substituiu o coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior, que foi para a reserva. A cerimônia contou com a presença do governador Eduardo Leite e do secretário da Segurança Pública, Sandro Caron.

Governador empossou Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues no comando-geral do CBMRS – Foto: Grégori Bertó/Secom

ASOFBM: A Associação dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar esteve presente na solenidade de passagem de Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. O Vice-presidente TC Roger Vasconcellos e o Diretor Administrativo TC Jorge Alvorcem representaram a Entidade.

Ao saudar a passagem dos 128 anos de criação da Corporação junto à sociedade gaúcha, a ASOFBM deseja muito sucesso ao Comandante-Geral Coronel Estêvam, para que possa engrandecer, com sua capacidade técnica, liderança e conhecimento científico, cada vez mais a missão do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul!

TC Roger – Cel Estavam novo Cmt – TC Alvorcem – Cel Luiz Cmt substituído – Foto: ASOFBM

Quem é Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues

Natural de Porto Alegre, o coronel Estêvam tem 47 anos. Ingressou na carreira militar estadual em 1993 na Brigada Militar, quando o Corpo de Bombeiros Militar ainda era vinculado àquela instituição. Em 1996, concluiu o Curso Superior de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Sul, tornando-se tenente. Em 2001, formou-se no Curso de Especialização em Bombeiro Militar (2001).

Hoje coronel, exercia o cargo de diretor de Ensino do CBMRS, função que assumiu no ano passado, após passagem como diretor adjunto do Departamento de Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndio (DSPCI), função que já havia exercido entre 2015 e 2019. Entre 2019 e 2021, foi comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM), na capital, unidade na qual já havia exercido as funções de chefe da seção de Segurança Contra Incêndio (2012 a 2015), de oficial analista dos Planos de Prevenção Contra Incêndio (2010 a 2011) e de comandante de pelotão de combate à incêndio e guarda-vidas na Operação Verão (2002 a 2008).

Estevam é graduado em Engenharia Civil e mestre e doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutor em Engenharia de Segurança aos Incêndios pela Universidade de Coimbra e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Perícia de Incêndio pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

Texto: Kelly Motter/Ascom SSP e Leandro Belles/Secom
Edição: Vitor Necchi/Secom

Mais recentes

PUBLICIDADE

plugins premium WordPress
Rolar para cima