Edição Impressa

Com desfile de tropas, 11º BPM celebra 58 anos de protagonismo na segurança pública de Porto Alegre

Unidade que atua nas zonas Norte e Leste é referência de pioneirismo em ações de policiamento na Capital

Marcel Horowitz Correio do Povo

As tropas do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) marcharam nesta sexta-feira ao longo da avenida Túlio de Rose, em Porto Alegre. O desfile ocorreu em alusão ao aniversário da unidade, que celebrou seus 58 anos como referência de pioneirismo na segurança pública da Capital.

Responsável por policiar bairros nas zonas Norte e Leste, o 11º BPM foi precursor das ações de policiamento motorizado com radiopatrulha, instauradas em maio de 1967. Também foi pioneiro, em março de 1994, na incorporação de policiais mulheres que ingressavam na Brigada Militar.

Em junho de 1997, sediou o projeto-piloto de implantação do policiamento comunitário. Foi ainda a primeira unidade da BM em Porto Alegre a utilizar tecnologia de tablets eletrônicos no despacho de guarnições para atendimentos de emergência.

“Somos precursores das principais doutrinas de policiamento. Um exemplo deste legado são as patrulhas motorizadas. É impossível conceber uma ação policial sem viaturas, e nós fomos o berço desta doutrina. Além disso, nossa tropa é conhecida por sua coragem, com policiais destemidos e que jamais fogem do confronto”, afirmou o comandante do 11º BPM tenente-coronel Daniel Araújo.

O aniversário também significou superação. Isso porque, no mesmo período em 2024, a área de atuação do 11º BPM foi devastada por chuvas e enchentes, e o efetivo permaneceu empenhado em operações de resgate e na garantia da segurança dos gaúchos.

Entre os presentes no evento, o capelão pastor Leonardo Álvaro dos Santos, responsável pelo programa Universal nas Forças Policiais (UFP) no Estado. E recebeu a comenda do 11° BPM, por meio do trabalho na UFP, o pastor Dorival de Jesus, da Universal Azenha.

Últimas

Rio Grande terá loja com oferta gratuita de produtos às vítimas de violência doméstica

Loja Rosa Lilás será inaugurada em 1º de agosto,...

Falta de efetivo pode fechar plantão noturno dos Bombeiros em Flores da Cunha

Se o cenário não mudar, a população de Flores...

Quaest: violência é a principal preocupação do brasileiro

JCB: Se a violência é uma grande preocupação dos...

Bebê engasgado é salvo por policiais militares em Canoas

Família buscou socorro na guarnição da 3ª Companhia do...

Convênio

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img

Rio Grande terá loja com oferta gratuita de produtos às vítimas de violência doméstica

Loja Rosa Lilás será inaugurada em 1º de agosto, às 17h, no Praça Rio Grande Shopping Marcel Horowitz Correio do Povo O combate à violência doméstica avança...

Falta de efetivo pode fechar plantão noturno dos Bombeiros em Flores da Cunha

Se o cenário não mudar, a população de Flores da Cunha enfrentará riscos maiores em incêndios, acidentes de trânsito e outras ocorrências que exigem...

Quaest: violência é a principal preocupação do brasileiro

JCB: Se a violência é uma grande preocupação dos brasileiros, está na hora dos governantes ouvirem o povo e investir em quem pode fazer...