Com ocorrências em queda, 31º BPM ganha prêmio de melhor resultado de indicadores da criminalidade

PUBLICIDADE

Premiação do Congresso dos Oficiais da Brigada Militar teve como critério a redução de cinco tipos de crime na área de atuação da unidade em 2024

Marcel Horowitz Correio do Povo

O Congresso dos Oficiais da Brigada Militar entregou ao 31º BPM, sob o comando do tenente-coronel Luciano Porto, o prêmio de melhor resultado de indicadores da criminalidade. A cerimônia foi realizada na noite de quarta-feira, na Federação das Indústrias do RS (Fiergs), em Porto Alegre.

A subcomandante do 31º BPM, major Isabele Bueno, e a soldado da Força Tática, Alessandra Ratnieks, receberam a honraria em nome da unidade. O critério da premiação foi a queda de cinco tipos de crime ao longo de 2024.

Conhecido como Batalhão Coronel Fernandes, o 31º BPM tem sede em Guaíba, mas também atua em Eldorado do Sul, Barra do Ribeiro, Mariana Pimentel e Sertão Santana. Atualmente, a região tem os melhores dados na segurança desde 2005.

De acordo com o Congresso dos Oficiais, o 31º BPM superou o índice geral-operacional da instituição e registrou queda acima da média das seguintes ocorrências: Crimes violentos letais intencionais (CVLI), Roubo a veículo, Roubo a pedestre, Roubo a residência e Roubo a estabelecimento comercial e de ensino.

O reconhecimento meritório do incansável trabalho da tropa ocorreu na presença do Secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, do comando-geral da BM, coronel Cláudio Feoli, e do comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo Centro-Sul (CRPO-CS), coronel André Eusébio.

Efetivo do 31º BPM recebe prêmio de melhor resultado dos indicadores criminais

 Efetivo do 31º BPM recebe prêmio de melhor resultado dos indicadores criminais | Foto: BM / CP

Guaíba entre as 10 cidades mais seguras do país

Nos municípios de atuação do 31º BPM, entre abril de 2023 e outubro do ano passado, houve uma redução de 88 % nos homicídios, 93,3 % em roubos a estabelecimentos, 93,6 % em roubos a pedestres e de quase 95 % nos roubos de veículos. Também foi registrado um aumento de 381% das abordagens e 521% nas fiscalizações a veículos.

O desempenho levou Guaíba a ser considerada, em levantamento do Centro de Liderança Pública, a 10ª cidade mais segura do Brasil entre populações acima de 80 mil habitantes, e o 2º município mais seguro do RS. É comum entre os moradores a percepção de um cenário inédito no município, que, há menos de cinco anos, era tido por muitos como um local inseguro e violento.

Relatório Operacional: ênfase na Gestão de Crise

As ações ostensivas e de prevenção são alguns dos pontos que explicam a queda de crimes na área do 31º BPM. O método foi detalhado no Relatório Operacional: ênfase na Gestão de Crise, obra que também documenta a superação da enchente nos municípios do Centro-Sul gaúcho.

Em fevereiro, o comandante da unidade esteve no Correio do Povo e detalhou a metodologia aplicada na região. Segundo o oficial, parte da redução dos crimes decorre do policiamento ostensivo, que resulta em mais visibilidade, e de ações junto aos moradores.

“Nós atuamos nos eixos e horários em que as pessoas estão em movimento, para que elas possam enxergar que de fato há policiamento e pontos de apoio. além disso, no momento em que a cidade para, também trabalhamos de forma contundente na prevenção e repressão qualificada de crimes”, disse na ocasião o tenente-coronel Luciano Porto.

Mais recentes

PUBLICIDADE

plugins premium WordPress
Rolar para cima