Edição Impressa

Com reforço de cem novos militares, BM de Caxias quer reativar dois núcleos de policiamento comunitário e uma companhia na Zona Leste

Expectativa é de que o primeiro grupo de servidores, formado por 79 agentes, comece o trabalho nas ruas a partir da semana que vem

Alana Fernandes Pioneiro

Demanda antiga entre as forças de segurança do município, o reforço no efetivo do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) de Caxias do Sul está próximo de se tornar realidade. Até o fim do ano, ao menos cem novos policiais militares devem ser integrados ao maior município da Serra. 

A projeção é de que o primeiro grupo de servidores, formado por 79 agentes, comece o trabalho nas ruas a partir da semana que vem, segundo o comandante do batalhão, tenente-coronel Ricardo Moreira de Vargas. Além disso, a ampliação na equipe permitirá a reativação de uma companhia na Zona Leste e de dois núcleos de policiamento comunitário.

Além de representar um momento histórico para o 12° BPM, o reforço no efetivo ocorre em um momento do ano favorável para ampliação da sensação de segurança, principalmente em áreas comerciais da cidade. Com a proximidade das datas comemorativas, como Black Friday e Natal, e o pagamento do 13º salário, crimes como furto e roubo tendem a aumentar, exigindo um olhar mais atento das forças de segurança.

— Nós ultrapassamos a fase de redução de indicadores. Agora, vamos buscar elevar a sensação de segurança, para que a pessoa não saiba apenas que a Brigada de Caxias do Sul prende muito, é combativa, reduz o indicador, mas também eleva a sensação de segurança. E isso se faz com a presença do policial na rua — aponta o comandante.

Após uma solenidade de formatura, na próxima semana, os novos agentes serão escalados para o policiamento ostensivo nas áreas de comércio não só central, como também em bairros que concentram maior número de empreendimentos, como o Cruzeiro, Pio X e Rio Branco, por exemplo.

— Eles vêm em grande quantidade e num momento muito interessante aqui para nós, em termos de estratégia de policiamento — reforça Vargas. 

Policiamento comunitário será retomado nas regiões do Rizzo e de Vila Cristina

Além do reforço no comércio, os novos policiais militares farão parte de outras estratégias do 12º BPM. A intenção, segundo o comandante, é de reativar a 3ª Companhia territorial, cuja sede será instalada em um prédio em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, próximo ao campus-sede. 

A retomada representará um reforço na segurança dos bairros da Zona Leste, que atualmente são atendidos pela 1º Companhia, localizada no Centro. A projeção é de que o novo núcleo conte com um efetivo de 60 a 70 policiais militares. 

Outro projeto que será tirado do papel é a reativação de dois núcleos de policiamento comunitário nas áreas do Desvio Rizzo — Forqueta e Galópolis — Vila Cristina. Oito policiais devem ser divididos entre as duas regiões. 

Extinta no final de 2019, a proposta foi retomada há um ano, na região de Ana Rech. O modelo consiste na união entre a Brigada Militar e a comunidade para atuar no combate e prevenção de crimes. Uma das principais características da proposta é o agente residir na região atendida. A viatura também torna-se exclusiva de determinados bairros.

— (O policial militar) se transforma em uma liderança comunitária  — destaca Vargas, acrescentando que as regiões do Rizzo e de Vila Cristina foram escolhidas por serem entradas e saídas do município.

Novos veículos irão ampliar a frota em 2025

Para apoiar a chegada dos servidores, 29 veículos serão integrados à frota do 12º Batalhão de Polícia Militar de Caxias do Sul nos primeiros meses de 2025. Segundo o comandante Vargas, são 10 viaturas SUVs, três caminhonetes e 16 motocicletas:

— As viaturas estão em fase de adesivação, de colocação de rádio e de sirene. São todas semiblindadas — detalha o tenente-coronel. 

Os veículos, segundo ele, foram adquiridos pelo Estado, por meio do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg).

Últimas

Guardas Municipais e os limites da Constituição: uma decisão que convida à reflexão

Retornamos ao tema Guardas Municipais! A vida em prol...

Criminoso morre e outro fica ferido após tentativa de assalto seguida de confronto com PM de folga em Esteio

Assaltantes trocaram tiros com policial militar na saída de...

Coronel Rodrigo Mohr assume a presidência do TJMRS

Rodrigo Mohr Picon ficará à frente da Corte até...

Socorro silencioso da Brigada Militar salva até nove vidas por dia no RS

Mais de 3 mil pessoas foram salvas por PMs...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Guardas Municipais e os limites da Constituição: uma decisão que convida à reflexão

Retornamos ao tema Guardas Municipais! A vida em prol da segurança pública nos ensina, com o tempo, que as instituições se constroem pela convergência...

Criminoso morre e outro fica ferido após tentativa de assalto seguida de confronto com PM de folga em Esteio

Assaltantes trocaram tiros com policial militar na saída de agropecuária Marcel Horowitz Correio do Povo Um assaltante morreu e outro ficou ferido após troca de tiros no final...

Coronel Rodrigo Mohr assume a presidência do TJMRS

Rodrigo Mohr Picon ficará à frente da Corte até 2027 O desembargador Rodrigo Mohr Picon, ex-comandante-geral da Brigada Militar, tomou posse nesta quarta-feira (4) como...