
Rodrigo Mohr Picon ficará à frente da Corte até 2027
O desembargador Rodrigo Mohr Picon, ex-comandante-geral da Brigada Militar, tomou posse nesta quarta-feira (4) como novo presidente do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJM-RS) para o biênio 2026/2027. Ele substitui a desembargadora Maria Emília Moura da Silva, primeira mulher a presidir a Corte.
Entre as prioridades da nova gestão, Picon destacou a aprovação do plano de carreira dos servidores e a mudança para o novo prédio do tribunal. O novo presidente também ressaltou a importância da Justiça Militar no julgamento de crimes envolvendo policiais e bombeiros militares, defendendo a especialização jurídica do sistema do escabinato.
Picon afirmou ainda que as carreiras de policial e bombeiro militar são complexas e exigem formação rigorosa, controles interno e externo, além de julgamento célere e especializado, papel que, segundo ele, é cumprido pelo TJM-RS com eficiência processual e elevada qualidade técnica.



Composição do TJM-RS (2026/2027):
- Desembargador militar Rodrigo Mohr Picon, presidente
- Desembargador militar Sergio Berni de Brum, vice-presidente
- Desembargadora militar Gabriela John dos Santos Lopes, corregedora da Justiça Militar
- Desembargador militar Fabio Duarte Fernandes, ouvidor da Justiça Militar
- Desembargador militar Amílcar Fagundes Freitas Macedo, diretor da Escola Judicial Militar
- Desembargadora militar Maria Moura, ouvidora da Mulher
Sobre o presidente
Rodrigo Mohr Picon tem 56 anos e é natural de Porto Alegre. Bacharel em Ciências Militares pela Academia de Polícia Militar, também é graduado em Letras e pós-graduado em Gestão da Segurança pela Ulbra.

Ingressou na Brigada Militar em 1987. Comandou batalhões e o Comando de Policiamento da Capital, antes de ser comandante-geral da corporação, entre 2019 e 2021. Foi indicado ao TJM-RS pelo governador Eduardo Leite.
Na Corte, dirigiu a Escola Judicial Militar no biênio 2022/2023 e foi corregedor no biênio 2024/2025.




