Tiroteio ocorreu após soldados do 25º BPM interceptarem grupo que planejava atacar rivais
Marcel Horowitz Correio do Povo
Um criminoso morreu e outros três ficaram feridos após um confronto com a Brigada Militar na rua Manacas, no bairro Santos Dumont, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. Foram presos 12 homens e uma mulher, além de cinco adolescentes apreendidos. O fato ocorreu na noite de quarta-feira.
A ação teve início próximo às 21h, quando soldados do 25º BPM receberam denúncias sobre a movimentação de suspeitos armados na localidade. Informações do Setor de Inteligência davam conta que o bando planejava um atentado a criminosos rivais.
Segundo a instituição, o confronto ocorreu durante a tentativa de abordagem de dois homens. A dupla teria fugido para o interior de um imóvel, onde estavam outros comparsas, e disparado contra as guarnições.
Três suspeitos, de 29, 19 e 16 anos, ficaram feridos e outro, de 27 anos, morreu. Os quatro já respondiam por roubo e tráfico, entre outros. Nenhum policial militar ficou ferido.
Foram apreendidos um fuzil calibre 556, um fuzil calibre 762, uma espingarda semiautomática calibre 12, oito pistolas calibre nove milímetros – sendo uma com kit de rajada – uma pistola calibre .40, um revólver calibre .38, 326 munições de diversos calibres e carregadores. Dentro da residência também foi localizado um coquetel molotov e cinco litros de gasolina.
Os feridos receberam atendimento no Hospital Centenário e já foram liberados. De acordo com a BM, todos os suspeitos pertencem a uma facção com base no Vale do Sinos. O grupo também seria responsável por extorquir comerciantes na região.