Edição Impressa

Curso prepara PMs e cães para atuação policial especializada na Brigada Militar

Policiais militares aprendem a trabalhar lado a lado com cães treinados para missões

Em meio ao latido ritmado dos cães e à disciplina militar, 20 alunos vivem uma imersão de dois meses no Curso de Especialização em Cinotecnia da Brigada Militar, que chega à sua 10ª edição em 2025. Iniciado em 30 de junho e com encerramento previsto para 22 de agosto, o curso ocorre no Canil Central da BM, em Porto Alegre, e forma binômios — duplas compostas por policial e cão — para atuarem em operações estratégicas em todo o Rio Grande do Sul.
“É um curso que capacita militares e integrantes de instituições coirmãs, como as Forças Armadas, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil, para operarem com cães em atividades policiais especializadas”, explica o Capitão Pedro Matheus Martins Ribeiro, coordenador da formação, comandante da 3ª Companhia do 1º BPChq e do canil central de Porto Alegre. Com 500 horas-aula de dedicação integral, o curso é um dos mais extensos da Brigada Militar. Durante esse período, cada aluno recebe um cão para cuidar e treinar, aprendendo desde as técnicas básicas de adestramento até o uso do animal em ações de detecção de drogas, guarda, proteção e controle de distúrbios.
“O curso ensina o emprego do cão em situações como operações em estádios, busca em imóveis ou veículos, e controle de tumultos. O objetivo é que o militar volte para sua unidade preparado para extrair o máximo do binômio”, detalha o capitão. Além das técnicas com cães, os participantes também são habilitados em patrulhamento tático motorizado, uso de armas de incapacitação neuromuscular e instrumentos de menor potencial ofensivo, ampliando a capacitação para a atuação em policiamento especializado.

Canis em todo o Estado
A Brigada Militar conta com 93 cães policiais ativos no Rio Grande do Sul. Desses, 28 estão no Canil Central, o maior do Estado, vinculado ao 1º Batalhão de Polícia de Choque. A estrutura atende Porto Alegre e as regiões do Delta do Jacuí, Metropolitana, Centro-Sul. Além dele, a BM possui 12 canis regionais, vinculados a batalhões de área ou de choque, cujos militares também participam do curso.
O curso atual conta com 20 alunos e 20 cães, incluindo representantes do Exército Brasileiro. A formação, inclusive, recebe integrantes de forças de segurança de outros estados e instituições: nas edições anteriores, participaram militares do Mato Grosso do Sul, Maranhão, e da Polícia Rodoviária Federal.

SAIBA MAIS
Brigada Militar em números
 93 cães atuam atualmente em todo o Estado
 28 cães estão no Canil Central de Porto Alegre
 500 horas-aula é a carga horária do curso de especialização
 10ª edição do Curso de Cinotecnia ocorre em 2025
 12 canis regionais estão ativos no RS, além do Canil Central

Texto: jornalista Marcelo Miranda – SC – PM5 Brigada Militar
Fotos: Sd Morch/PM5-BMRS

Últimas

Publicado edital de abertura do Concurso Público de Ingresso na Carreira de Delegado de Polícia

As inscrições serão realizadas no período de 13 de...

Pesquisa Mundial em 144 países cita Pelotas como cidade exemplar de redução da criminalidade

Pelotas é destaque internacional por reduzir mais de 80%...

Câmara Municipal de Pelotas apresenta projeto destinando espaço à memória do Cel Massot

Uma proposição do Vereador Daniel Fonseca, Policial Militar, pretende...

Governo do RS entrega mais de R$ 46 milhões em viaturas e armamento às forças policiais

Aquisições foram destinadas ao Corpo de Bombeiros, Polícia Civil...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Publicado edital de abertura do Concurso Público de Ingresso na Carreira de Delegado de Polícia

As inscrições serão realizadas no período de 13 de outubro até as 17h do dia 12 de novembro Correio do Povo Foi publicado no Diário Oficial do...

Pesquisa Mundial em 144 países cita Pelotas como cidade exemplar de redução da criminalidade

Pelotas é destaque internacional por reduzir mais de 80% da criminalidade A cidade de Pelotas (RS) ganhou destaque internacional como exemplo positivo de redução da...

Câmara Municipal de Pelotas apresenta projeto destinando espaço à memória do Cel Massot

Uma proposição do Vereador Daniel Fonseca, Policial Militar, pretende criar no âmbito do Município de Pelotas, o Espaço Coronel Affonso Emílio Massot, localizado no...