Editada pela Portaria nº 643.A do Estado-Maior da Brigada Militar, inspirada na Lei nº 15.156/18, com o objetivo de lembrar a sociedade gaúcha sobre a importância, coragem, destemor e compromisso que os policiais militares e civis demonstram em sua defesa, mesmo com o risco da própria vida, realizou-se, na data de hoje (08/08/2025), um grande evento no Panteão da Brigada Militar, junto à Academia da Polícia Militar.
O dia, celebrado em homenagem a estes valorosos policiais por iniciativa da Brigada Militar, foi marcado em 08 de agosto em deferência a um dos maiores mártires da violência: o Cabo Valdeci de Abreu Lopes, que, nesta data, no ano de 1990, tombou em serviço na Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre, vitimado por um golpe de foice desferido por um manifestante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
Este legado faz com que, nesta data, todos os policiais tombados em serviço sejam lembrados pela Brigada Militar.
Na manhã desta sexta-feira, 08 de agosto, o Tribunal de Justiça Militar do RS realizou a entrega, ao Comando da Brigada Militar, de volumes referentes ao julgamento da morte do Cabo Valdeci, como representação de um marco histórico em memória de um mártir.








Neste ato, foram honrados também os nomes de policiais militares que tombaram em serviço:
- 2º Sargento Fabiano Oliveira
- Soldado Rodrigo Weber Volz
- Soldado Everton Raniere Kirsch Junior
- Soldado Maximiliano da Silva Argiles
- Soldado Anderson de Souza Lourenço
- 2º Sargento Luiz Fernando de Paula Luzzi
- Soldado Lucas Alexandrino Nazario da Silva
- Soldado Alberto Luiz Ghisleni Kroth
- Cabo Valdeci de Abreu Lopes

O Desembargador do TJM-RS e Ex-Comandante-Geral da Brigada Militar, Cel. Paulo Roberto Mendes, deu abertura à solenidade, acompanhado do Desembargador Amilcar Macedo. Ele agradeceu a todos que se envolveram na elaboração da obra que descreve todo o inquérito da morte do PM Valdeci, ressaltando que se trata de um registro histórico para a Brigada Militar, e convidou os desembargadores responsáveis à época para realizarem a entrega formal ao Comando da Brigada Militar.










O Capelão Honorífico da Brigada Militar, Padre Alexandre Chaves, iniciou sua manifestação dizendo que a data desperta sentimentos e memórias:

- “O momento não é para celebrar a morte, mas para celebrar a vida, o dom do amor e o compromisso dos policiais. Os mártires, detentores do mais puro amor, são justamente aqueles que entregam a vida em nossa defesa.
- Por vezes, muitos me perguntam, neste momento de perda, onde estava Deus. Eu sinceramente fico sem resposta.
- O que posso afirmar é onde Deus não estava: Ele não estava no coração de assassinos que, a qualquer pretexto, mataram irmãos e ceifaram a vida de pessoas que trazem paz, ordem e segurança a todos nós.”
O Comandante-Geral da BM, ao se pronunciar, afirmou que, ao longo dos 365 dias do ano, em todos os municípios do RS, está presente um Policial Militar:
- “Estes PMs são vocacionados a proteger e salvaguardar a sociedade diuturnamente.
- A grande maioria conclui com êxito sua missão diária, retornando a seus lares para o convívio familiar, podendo abraçar esposas e filhos. Mas nem todos retornam.
- Essas perdas se tornam lacunas eternas, impossíveis de serem preenchidas. Resta-nos, anualmente, lembrar insistentemente o valor do policial que entrega a própria vida em defesa de outros, que, na maioria das vezes, sequer conhece.”

Após as manifestações, a Brigada Militar entregou uma honraria a cada familiar dos PMs mortos em serviço e, em seguida, foi realizado o toque de silêncio em respeito aos policiais.
Além de familiares e amigos dos policiais tombados em serviço, diversas autoridades estiveram presentes à solenidade, dentre elas:
- Coronel Claudio dos Santos Feoli – Comandante-Geral da BM
- Cel. Paulo Roberto Mendes – Desembargador do TJM
- Dr. Amilcar Macedo – Desembargador do TJM-RS
- Cel. Rodrigo Mhor – Desembargador do TJM-RS
- Cel. PM Luigi Gustavo Soares Pereira – Chefe do EMBM
- Cel. PM Cilon Freitas da Silva – Chefe de Gabinete do Cmt-G
- Cel. PM Jorge Dirceu Abreu Silva Filho – Diretor de Ensino da BM
- Cel. PM Fabio da Silva Schmitt – Comandante do CPC
- Cel. PM Alvaro Martinelli – Comandante do CPCHQ
- Cel. PM Rafael Assis Brasil Ramos Aro – Corregedor-Geral da BM
- Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis – Diretor do Memorial do Judiciário do RS
- TC RR Moacir Simões – Representando a Associação Amigos do Museu da BM
- Cel. RR Ataíde Moraes Rodrigues – Comandante da LABM
- Sr. Paulo Ricardo da Silva – Presidente da AOFERGS
- Sr. Daltro Quadros – Vice-Presidente da ASSTBM
- Sr. Maico Volz – Presidente da ABAMF-SNM-BM



























