A direção da Rede ABC da Segurança Pública, que administra o Jornal Correio Brigadiano, através do seu presidente Gilson Noroefé, estiveram reunidos no final do mês de março com o Comandante-Geral da BM a fim de apresentarem a programação das atividades de aniversário de 30 anos de fundação e oficializarem o pedido de apoio do Comando da Brigada Militar.
O Jornal Correio Brigadiano teve origem dentro da instituição, como periódico (Mensagem Brigadiana em 1992) e posteriormente, graças a alguns militares visionários se transformou em uma organização privada, sem finalidade lucrativa (Correio Brigadiano em 1994), que ainda hoje se mantém como único órgão de comunicação e mídia com característica, segmentada e abrangente na área da segurança pública no país.
Gilson Noroefé, ao delinear a história do Correio Brigadiano ao Comandante Cel. Claudio Feoli, fez questão de pontuar sobre militares, oficiais e praças responsáveis por esta longevidade de 30 anos.
– Nosso reconhecimento será sempre público de pessoas que criaram o Jornal Correio Brigadiano.
Nominamos alguns dentre vários outros o Coronel RR. Vanderlei Martins Pinheiro, Cel José Hilario Ajala Retamozo, Major Pércio Alvares, Verlaine Ulharusco de Vasconcelos, Tenente Claudio Medeiros Bayerle, Tenente Valter Disnei, Cristiano Max Pereira Pinheiro e o servidor civil já falecido, jornalista Victor Moraes, abreviou o presidente.
– Esta atividade voluntária dos integrantes da direção do Correio Brigadiano, se em alguns momentos nos apresenta dissabores, nos traz algumas conquistas importantes, quando vemos uma publicação de interesse da sociedade chegar ao alcance de dois milhões de pessoas.
– Nossa visita então é para solicitar apoio, mas também para dizer que a comemoração também é da própria Brigada Militar, acrescentou Gilson Noroefé.
De parte do Sr Comandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Claudio Feoli, além da recepção fraterna à direção do jornal, o comandante recebeu a programação das atividades e atendeu a todos os pedidos, expressando o reconhecimento do veículo importante que muitas vezes reporta parte de 95% ou mais das atividades exitosas da Brigada Militar.
As atividades programadas visam demarcar a data que oficialmente é comemorada no dia 06 de julho, com diversificada programação que irão destacar também pessoas que contribuem para a segurança pública no RS.
O momento serviu também para homenagear o comandante pelo seu posicionamento em favor de policiais e da instituição, acusados de pratica de racismo e truculência em atendimento de ocorrência, fato que foi noticiado na ultima edição do JCB com exclusividade.
Acompanharam o Dir. Presidente o Diretor Darci Homem e Gilmar Schimidt, Conselheira Sirlei e colaboradores Lucineide Baldissera e Bernardo Haselen.
P R O G R A M A Ç A O
A programação dos 30 anos do jornal envolverá diversas atividades, entre elas: a valorização dos agentes da segurança pública e apoiadores, resgate histórico com exposição e publicações e eventos diversos de cunho social e artístico.
A direção do Correio Brigadiano está organizando um roteiro de participações tendo em vista o convite para uma série de homenagens que serão prestadas por organizações publicas e privadas no ano em que completa 30 anos de fundação.