Ao menos 15 pessoas foram levadas para a Santa Casa de Misericórdia do município; informações preliminares indicam que um gerador de energia teria provocado as chamas;
Zero Hora
Uma explosão durante um incêndio no Supermercado 300, em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, deixou feridos na manhã desta quarta-feira (31). Ao menos 15 pessoas foram internadas, sendo seis bombeiros, e duas estão em estado grave.
Conforme informações do repórter Yuri Cardoso, da rádio RCC, os feridos foram encaminhados para a Santa Casa de Misericórdia do município.
Segundo o portal Doble Chapa, um portão da garagem do estabelecimento, localizado na região central do município, explodiu e atingiu bombeiros que trabalhavam no combate às chamas.
De acordo com o comandante-geral dos Bombeiros, Julimar Fortes Pinheiro, seis bombeiros foram atingidos pela explosão, sendo um uruguaio, e estão em estado estável, sem risco de morte. Um deles sofreu fratura em uma das pernas. A explosão teria sido provocada por um deslocamento de ar no momento em que a porta foi aberta.
O coronel explica que, nessa situação, houve um fenômeno do fogo incomum, chamado backdraft, explosão súbita que ocorre quando o oxigênio é reintroduzido rapidamente em um ambiente fechado e superaquecido que contém gases combustíveis acumulados sob pressão.
— Naquele momento, as nossas guarnições estavam se preparando para adentrar ao local da ocorrência, eles estavam fora do mercado, da edificação. E foram atingidos diretamente por esse deslocamento de ar e essa onda de calor — explicou Julimar.
O incêndio começou por volta das 6h30min na parte superior do prédio, teria sido provocado pelo gerador de energia.

“Sensação horrível”
O repórter Matias Moura, do Grupo A Plateia, estava em frente ao supermercado no momento da explosão. Segundo ele, moradores que acompanhavam o trabalho das equipes se mobilizaram para auxiliar os bombeiros feridos após o impacto.
— (Foi) uma sensação horrível, nunca passei por nada parecido. A hora que aquele portão explodiu e a gente viu os militares do Corpo de Bombeiros espalhados pelo chão, a gente esqueceu que era repórter. Nesse momento, só o que a gente quer é que os profissionais que estavam trabalhando se recuperem — falou.
Duda Pinto, jornalista da Rádio RCC, também estava no local e se feriu com a explosão. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, ele afirmou que o episódio abalou a família Gazi Vicente, proprietária do estabelecimento.
— Falei com os proprietários aqui, eles me disseram que não havia fogo, somente a fumaça — falou à Rádio Gaúcha.
Mudanças no trânsito na região
Em função do incidente, a Rua Conde de Porto Alegre está interditada na esquina com a Rua Uruguai, e o acesso à Avenida Tamandaré deve ser feito pela Rua Uruguai.
*Produção: Laura Bender




