Edição Impressa

Fragilidade humana

Artigo:

Somos a espécie animal melhor preparada para viver sobre o planeta, segundo nossa avaliação egocêntrica, alegando nossa superioridade a todos os demais seres que vivem na Terra.

Conseguimos dominar a natureza impondo nossa vontade sobre relevo, flora e fauna, destruindo aquilo que entendemos não ser necessário à nossa existência, inclusive criando materiais novos para substituir aquilo que naturalmente já possuíamos.

Largamos nosso esgoto em qualquer córrego, rio, lago e nos oceanos, sem nenhum tratamento, por entendermos que isso não é necessário ao longo de séculos, devastamos florestas para sobrepor a agricultura e a pecuária.

Nossas cidades são uma invenção, criamos espaços artificiais para que estejamos bem, não importando se não houver nada do natural preservado, nosso concreto e asfalto se sobrepõe às árvores e plantas.

Nossa tecnologia já nos levou até o espaço e ao fundo dos oceanos, tivemos inúmeros progressos na área da preservação da vida humana, criando medicamentos e vacinas para combater as doenças que nos afetam.

Ainda inventamos o dinheiro, um meio de valorizarmos as coisas e as pessoas, sendo possível avaliar quanto custará uma nova tecnologia em bilhões, sendo que estes bilhões não existem.

Mas apesar da nossa suposta superioridade sobre a natureza, somos frágeis perante qualquer microorganismo que decida invadir nosso corpo, pois todo o aparato de medicamentos tem um limite e o surgimento de novos vírus e bactérias pode não ser controlado.

Não vamos nos iludir por vivermos num ambiente moderno e servido por toda tecnologia, nossos organismos são alvo diário de inúmeros ataques, sendo possível observar que nosso afastamento da natureza nos enfraqueceu. A solução é buscar o equilíbrio respeitando todos os seres que vivem conosco no planeta, buscando a resolução de nossos problemas sem destruir tudo que, aparentemente, seja mais fraco que os seres humanos.

Últimas

Socorro silencioso da Brigada Militar salva até nove vidas por dia no RS

Mais de 3 mil pessoas foram salvas por PMs...

Nova aeronave da Polícia Civil já chegou em Porto Alegre

Com cabine pressurizada, o turboélice Piper Malibu tem capacidade...

Brigada Militar terá troca de comando em 15 de fevereiro

Comandante Feoli completa 35 anos de serviço e vai...

ASSTBM se manifesta sobre declaração de Eduardo Leite

Em nota publicada em seu site institucional, a entidade...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Socorro silencioso da Brigada Militar salva até nove vidas por dia no RS

Mais de 3 mil pessoas foram salvas por PMs em 2025 em atendimentos de emergência e ações de salvamento Crianças engasgadas, vítimas de afogamento, feridos...

Nova aeronave da Polícia Civil já chegou em Porto Alegre

Com cabine pressurizada, o turboélice Piper Malibu tem capacidade para seis pessoas e 1,8 mil km de alcance Humberto Trezzi GZH Policiais gaúchos ganharam asas para...

Brigada Militar terá troca de comando em 15 de fevereiro

Comandante Feoli completa 35 anos de serviço e vai para a reserva Rosane de Oliveira GZH Depois de 35 anos de serviço, os últimos quatro no...