Edição Impressa

Gilmar defende PEC para limitar candidatos militares e policiais em 2026

Para ele, é imperativo uma regra constitucional que retire quem usa farda no ringue político.

CNN BRASIL

Em entrevista à CNN, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) defendeu a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limite a participação de militares e policiais nas eleições a tempo de 2026. Para ele, é imperativo uma regra constitucional que retire quem usa farda no ringue político.

Gilmar Mendes, ministro do STF, em entrevista à CNN

“Acho que o governo deveria dialogar com o Congresso na construção de uma emenda à Constituição para definir isto. A participação de policiais militares na atividade político eleitoral se tornou um grave problema. Descobriu-se com popularidade para ser candidato? Então, deixe a farda e vai embora, como já ocorre com juízes, promotores. Muitas vezes vão para política e retornam com viés distorcido”, disse.

Para o ministro, o 8 de Janeiro revelou uma série de atuações indevidas de vários agentes públicos, como o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, que é delegado da Polícia Federal, e o ex-ajudante de ordens da presidência, tenente-coronel, Mauro Cid.

“Tenho a impressão de que houve muitas falhas de setores das Forças Armadas, falhas da polícia inclusive no 8 de Janeiro”, disse.

Desde 2021, uma PEC tramita no Congresso com esse tema, de autoria dos ex-deputados Perpétua Almeida (PCdoB-AC), Marcelo Ramos (PL-AM) e Alessandro Molon (PSB-RJ). Em dezembro do ano passado, o relator do texto, um parlamentar que usa o nome da patente, delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), deu parecer contrário. Ainda não houve análise da comissão.

Últimas

Saidinhas: o cinismo do Estado, o oportunismo da política e a conta paga pela sociedade

Marco Antônio Moura dos Santos O debate sobre as “saidinhas”...

Governo do RS analisa impacto da lei que autoriza o pagamento retroativo de benefícios a servidores

Governo do Estado está buscando quantificar o impacto da...

Brigada Militar emite nota no caso Pelotas

A respeito da intervenção policial ocorrida na cidade de...

Estados Unidos da América, Venezuela, Brasil: crise, ação, crise e o vazio de liderança latino-americana

Marco Antonio Moura dos Santos A recente ação dos Estados...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Saidinhas: o cinismo do Estado, o oportunismo da política e a conta paga pela sociedade

Marco Antônio Moura dos Santos O debate sobre as “saidinhas” de presos no Brasil é, antes de tudo, um retrato da hipocrisia institucional que domina...

Governo do RS analisa impacto da lei que autoriza o pagamento retroativo de benefícios a servidores

Governo do Estado está buscando quantificar o impacto da lei que autoriza o pagamento retroativo de benefícios que haviam sido suspensos durante a pandemia...

Brigada Militar emite nota no caso Pelotas

A respeito da intervenção policial ocorrida na cidade de Pelotas, a Brigada Militar esclarece que, na madrugada desta quarta-feira (15/01), ao realizar buscas na...