Edição Impressa

Governo do RS envia à AL proposta para ampliar prazo de concursos

Leite anunciou nas redes sociais após reunião de deputados ontem

Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul | Foto: Mauricio Tonetto/Palácio Piratini/CP

Taline Oppitz Correio do Povo

O governo gaúcho protocolou, nesta sexta-feira, na Assembleia Legislativa do RS um projeto de lei complementar (PLC) que altera legislação de 2021 que suspendia o prazo de validade dos concursos públicos durante o período de calamidade pública no Estado em função da pandemia. Outras alterações foram realizadas posteriormente, em legislação federal em 2022.

A proposta do Piratini, que chegou ao Legislativo em regime de urgência, portanto deverá chegar ao plenário em no máximo 30 dias, busca adequar a legislação estadual à normativa federal, ampliando por um ano o prazo dos concursos já realizados.

Na justificativa, o governo sustenta que a matéria tem o objetivo de “promover, a um só tempo, os princípios da segurança jurídica, da eficiência e da economicidade, permitindo que concursos ainda válidos sejam aproveitados para futuras contratações”.

A decisão foi tomada após reunião na Casa Civil, entre secretário Artur Lemos com comitiva de deputados e representantes da Comissão Mista dos Aprovados nos Concursos Públicos do Rio Grande do Sul. Durante o encontro, na quinta-feira à noite, o governo se sensibilizou com a demanda e se comprometeu em enviar a projeto à Assembleia, o que acabou ocorrendo no dia seguinte. 

 Foto: Nabor Goulart/ Divulgação

Leite manda ofício

O governador Eduardo Leite (PSDB), enviou nesta sexta-feira, junto com o projeto de ampliação do prazo de concursos, ao presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin (MDB), ofício solicitando regime de urgência, o chamado 62 na análise da proposta. Nas redes sociais, ele afirmou ter entendido o apelo dos deputados e concursados. 

“É muito importante que esse projeto seja apreciado urgentemente pela Assembleia Legislativa”, disse Leite, que fará uma coletiva de imprensa na próxima segunda-feira para anunciar outras medidas e ações em relação à chamamentos de servidores, especialmente da área da segurança pública.

Últimas

Presos escapam de celas e tomam galeria após falha na Cadeia Pública de Porto Alegre

Detentos retiraram cadeados; Polícia Penal nega ter cedido às...

Uso de câmeras corporais comprova efetividade do trabalho da Brigada Militar em Porto Alegre

Utilizada há um ano, estrutura digital de combate ao...

Publicado edital de abertura do Concurso Público de Ingresso na Carreira de Delegado de Polícia

As inscrições serão realizadas no período de 13 de...

Pesquisa Mundial em 144 países cita Pelotas como cidade exemplar de redução da criminalidade

Pelotas é destaque internacional por reduzir mais de 80%...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Presos escapam de celas e tomam galeria após falha na Cadeia Pública de Porto Alegre

Detentos retiraram cadeados; Polícia Penal nega ter cedido às exigências dos apenados Marcel Horowitz Correio do Povo Uma galeria foi tomada por detentos na Cadeia Pública de Porto Alegre....

Uso de câmeras corporais comprova efetividade do trabalho da Brigada Militar em Porto Alegre

Utilizada há um ano, estrutura digital de combate ao crime mostra redução de indicadores e garante respaldo às ações policiais Correio do Povo O uso de...

Publicado edital de abertura do Concurso Público de Ingresso na Carreira de Delegado de Polícia

As inscrições serão realizadas no período de 13 de outubro até as 17h do dia 12 de novembro Correio do Povo Foi publicado no Diário Oficial do...