Edição Impressa

Irmãos e primo seguem tradição da Família Olkoski para salvar vidas juntos há mais de uma década em Torres

Todos os anos a guarita 10 é composta por integrantes da família que, juntos, estão há mais de dez anos na Praia da Cal

Guilherme Sperafico Correio do Povo

A história da família Olkoski com a Praia da Cal, em Torres, é marcada pela tradição e pelo compromisso com a segurança dos banhistas. Há mais de uma década, os irmãos David Antônio e Guilherme Olkoski da Silva, junto com o primo Rogério Olkoski Ferreira, atuam na Guarita 10, dando continuidade a um legado iniciado pelo pai, Antônio Carlos Oliveira da Silva, tenente aposentado há três anos do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS).

David, de 38 anos, é o mais experiente dos três e soma 18 temporadas como guarda-vidas. “Quando comecei, meu pai já tinha 10 anos de experiência. Trabalhamos juntos por 15 temporadas antes de ele se aposentar. É gratificante, porque nosso serviço é baseado na confiança, e nada é mais seguro do que trabalhar com a família. Isso dá um plus a mais no serviço”, conta o primeiro sargento, que também é bombeiro em Campo Bom.

Guilherme, o irmão mais novo, entrou para o CBMRS em 2012 e há 10 anos integra a equipe de guarda-vidas na praia. Para ele, a conexão com a profissão veio desde a infância. “Sempre vínhamos veranear nas praias onde meu pai trabalhava. Foi vendo a evolução do serviço que cresceu a vontade de seguir o mesmo caminho. Não consigo imaginar um verão longe da praia atuando como guarda-vidas”, relata.

O primo Rogério, de 35 anos, completou dez temporadas como guarda-vidas e também segue o exemplo do tio. Antes na Brigada Militar, ele se tornou bombeiro em 2016, atraído pela vivência na praia. “Desde pequeno frequentávamos o quartel e acompanhávamos a atuação do meu tio. Foi isso que me incentivou a seguir nessa profissão. É uma realização pessoal estar nessa função e um orgulho para nossa família trabalhar juntos na mesma guarita”, afirma.

Uma família que salva vidas

Antônio Carlos, o patriarca, tem uma trajetória de 32 anos no CBMRS, sendo 25 como guarda-vidas. Mesmo aposentado, ele continua acompanhando, com orgulho, os filhos e o sobrinho na praia. “Minha base sempre foi Torres, e fiz questão de transmitir o que aprendi. Trabalhar com meus filhos foi um privilégio. A convivência e o entendimento no olhar fazem a diferença nos momentos críticos”, conta. Ele lembra com orgulho como o comando reconheceu o talento e a vocação dos filhos, destacando-os para atuarem juntos na Praia da Cal.

David, Guilherme e Rogério acumulam histórias de salvamentos marcantes, desde crianças em perigo até situações críticas com adultos. “Ser guarda-vidas é uma vocação. É o que mais amo na profissão, que busquei me capacitar desde o primeiro dia e, com certeza, herdei isso do meu pai”, diz David.

Capacitados e exemplares

Para o capitão Willen Eccard Salgado da Silva, do CBMRS, a família Olkoski não foi colocada junta apenas por parentesco, mas pela competência. “É uma família que há muitos anos trabalha aqui e são exemplares. Essa tradição veio do pai e passou aos filhos e ao sobrinho. Eles têm dois deveres fundamentais: como bombeiros militares: salvar e proteger mesmo com risco da própria vida, e o dever de pertencimento, porque a Praia da Cal pertence à história de vida da família Olkoski”, afirma.

Na Praia da Cal é conhecida por suas correntes de retorno permanentes e por exigir atenção constante. Por isso, há exigência de que guarda-vidas que estejam entre os mais capacitados do Litoral atuem no local. “É uma praia que proporciona situações críticas diariamente, por isso é necessário ter guarda-vidas de referência como os da família Olkoski. Eles ainda são competidores em provas de águas abertas, algo que o CBMRS apoia bastante”, destaca o capitão, que também deixa uma orientação para os veranistas: “Adentrem no mar próximo a uma guarita com guarda-vidas. Se nós podemos vê-los, nós podemos protegê-los”, conclui.

Últimas

Uso de câmeras corporais comprova efetividade do trabalho da Brigada Militar em Porto Alegre

Utilizada há um ano, estrutura digital de combate ao...

Publicado edital de abertura do Concurso Público de Ingresso na Carreira de Delegado de Polícia

As inscrições serão realizadas no período de 13 de...

Pesquisa Mundial em 144 países cita Pelotas como cidade exemplar de redução da criminalidade

Pelotas é destaque internacional por reduzir mais de 80%...

Câmara Municipal de Pelotas apresenta projeto destinando espaço à memória do Cel Massot

Uma proposição do Vereador Daniel Fonseca, Policial Militar, pretende...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Uso de câmeras corporais comprova efetividade do trabalho da Brigada Militar em Porto Alegre

Utilizada há um ano, estrutura digital de combate ao crime mostra redução de indicadores e garante respaldo às ações policiais Correio do Povo O uso de...

Publicado edital de abertura do Concurso Público de Ingresso na Carreira de Delegado de Polícia

As inscrições serão realizadas no período de 13 de outubro até as 17h do dia 12 de novembro Correio do Povo Foi publicado no Diário Oficial do...

Pesquisa Mundial em 144 países cita Pelotas como cidade exemplar de redução da criminalidade

Pelotas é destaque internacional por reduzir mais de 80% da criminalidade A cidade de Pelotas (RS) ganhou destaque internacional como exemplo positivo de redução da...