JCB comemora 29 anos em cerimônia com autoridades e representantes da segurança pública

PUBLICIDADE

No final da tarde da quarta-feira(05) em cerimônia no auditório Ana Terra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o Jornal Correio Brigadiano realizou um ato para marcar a data e mostrar o trabalho realizado aos convidados e autoridades presentes.

Em sua fala o Diretor-geral do Jornal, Sgt Gilson Noroefé ressaltou a importância de se ter uma mídia segmentada que faça o contraponto às mídias tradicionais, que optam na maioria das vezes em divulgar o 1% de ações não exitosas e deixam de lado as outras 99% de ações exitosas. O papel do Jornal é justamente esse, mostrar a sociedade o trabalho abnegado de homens e mulheres em prol da segurança pública

Os discursos das autoridades foram unanimes em ressaltar a importância do jornal como fonte de informação e valorização da segurança pública. O Jornal é um fomento a defesa das instituições policias, essenciais a sociedade e presentes em todo o estado, ressaltaram as autoridades que compuseram a mesa, Cel Claudio Feoli, Cmt-Geral da BM, Cel Paulo Roberto Mendes, Desembargador Militar do TJM, Vereadora Comandante Nádia, representando a Câmara Municipal de Porto Alegre e e Vereador Professor Sgt Mendes representando a Câmara de Vereadores de Nova Santa Rita.

A vereadora Comandante Nádia, anfitriã da casa que recebeu a cerimônia, após sua fala destacando a importância do Jornal, passou a mão do Diretor Gilson um Diploma da Câmara Municipal de Porto Alegre, assinado pelo presidente, Vereador Hamilton Sossmeier. e em concordância com todos os demais vereadores.

COMPROMISSO

Reafirmamos nosso compromisso de continuar o legado iniciado pelo nosso fundador, Ten Cel Vanderlei Martins Pinheiro juntamente com o Cel. José Hilário Ajala Retamozo, Cel. Jeronimo Brasga, Major Pércio Alvares, Cel. Verlaine Ulharusco de Vasconcelos, Tenente Claudio Medeiros Bayerle, Cristiano Max Pereira Pinheiro e o servidor já falecido , Jornalista Victor de Moraes, dentre outros, que deram início em 1994 o Correio Brigadiano.

AGRADECIMENTOS

O jornal Correio Brigadiano agradece a presença de todas as autoridades e lideranças abaixo nominadas e ao publico que prestigiou o ato, todos parceiros deste trabalho e com quem contamos o apoio para continuar a desenvolver nossas atividades.

  • Coronel Claudio dos Santos Feoli – Comandante Geral da BM
  • Des. Paulo Roberto Mendes Juiz do TJM-RS
  • Vereadora Comandante Nádia representando o Legislativo Municipal
  • Maj. Gelson Guarda Sec. Adj. De Segurança Pública de Porto Alegre
  • Cel. Marcelo Frota representando o Dep. Federal Carlos Gomes e Deputada Francine Bayer do Republicanos
  • Vereador Professor Sgt Mendes de Nova Santa Rita
  • Cel. RR Luiz De Leon Presidente da SICREDIMIL
  • Daniel Lopes dos Santos Dir. Presidente da IBCM
  • Maj. Costa Limeira Comandante do 1 BPM
    LIDERANÇAS ASOCIATIVAS:
  • Coronel Marcos Paulo Beck – Presidente da ASOFBM
  • Ten Paulo Ricardo presidente da AOFERGS
  • Ten Aparicio Santellano presidente da ASSTBM
  • Sd Potiguara Galvam Presidente da ABAMF
  • Coronel Ederson Carlos Franco da Silva, Coordenador-Geral da ABERGS
  • Claudete Valau presidente da AESPPOM
  • Cel RR Ataíde Moraes Rodrigues Comandante da Reserva Altiva da Brigada Militar
  • Coronel José Roberto Rodrigues presidente do Clube Farrapos dos Oficiais da BM.

O Jornal Correio Brigadiano e agora a Rádio Studio 190 recebe o apoio de anunciantes fiéis que possibilitam a 29 anos a expansão das noticias que valorizam as instituições  policiais e seus servidores.

Por isso muito obrigado às seguintes pessoas, entidades e empresas:

  • ASSTBM – Associação dos Sargentos Subtenentes e Tenentes da BM e CBM-RS
  • SICREDIMIL – A Cooperativa de Crédito dos Militares Estaduais
  • IBCM – Instituição Beneficente Cel Massot
  • YDC ADVOGADOS ASSOCIADOS-
  • VALESCAIMOVEIS – Corretora de Imóveis
  • KELLETER E MARIOTTI ADVOGADOS-
  • ASOFBM- Associação dosOficiais da BMe do Corpo de Bombeiros Militares
  • ESPM- Escola Superior dos Oficiais da BM  e do Corpo de Bombeiros Militares RS
  • SIMPALA – FINANCEIRA-
  • CURCIO ADVOGADOS-
  • SULVISION- Serviços Oftalmologicos
  • AOFERGS- Associação dos Oficiais Estaduais do RS
  • MBM- Seguro de Pessoas

O EVENTO

GALERIA DE CAPAS HISTÓRICAS DO JORNAL

BREVE HISTÓRICO DO JORNAL CORREIO BRIGADIANO

O jornal correio Brigadiano, tem seu marco inicial no ano de 1992, em decorrência da produção de livros da POLOST EDITORA, ambas ancoradas pela APESP – (Associação Pro Editoração a Segurança Pública).

Foram celebres idealizadores o Coronel RR. Vanderlei Martins Pinheiro, Cel José Hilario Ajala Retamozo, Cel. Jerônimo Braga, Major Pércio Alvares, Verlaine Ulharusco de Vasconcelos, Tenente Claudio Medeiros Bayerle, Cristiano Max Pereira Pinheiro e o servidor civil já falecido, jornalista Victor Moraes.

Ambos traçaram um planejamento para que, independente do comando, pudesse a instituição Brigada Militar integrada por atividades de policiamento e bombeiros, contar com um veículo de mídia impressa, tipo segmentada, aos moldes dos bons jornais existentes na capital do Estado.

O jornalista Victor Moraes , desde 1979, produzia os jornais dos comandos da corporação.

Circulava na BM, à época, ancorado pela Polost o “jornal da Brigada” que passou a seguir a Circular com o nome “MENSAGEM BRIGADIANA”

Esta foi a primeira vez que, na história da Brigada militar, a expressão “brigadiano” foi usada como nome de veículo de mídia impressa. Até então, os veículos de comunicação da Brigada Militar mudaram de nome e de formato (tamanho e planejamento), sempre que ocorriam mudanças de comando.

A partir do “Mensagem Brigadiana” (conceituado em jul/1994), além da ancoragem para efeitos de regularizar os patrocínios, que eram buscados pelo comando e admitidos na própria PM5, iniciou-se um novo modelo de trabalho informacional que, a partir da clipagem de mídia do interior do Estado, fazia-se o destaque de policiais militares com ilustração das matérias em pequenos ícones.

A repercussão do método adotado como laboratório não poderia ter sido melhor..

O “Mensagem Brigadiana” circulou até maio de 1996. Circularam 19 edições numeradas sequencialmente, editado e com a assinatura pela Polost Editora.

A partir dele foram criadas condições para que, em definitivo, em 1996, circulasse o jornal Correio Brigadiano em sua primeira edição.

Era a continuidade de um trabalho comprometido com a ética das relações de comando, mas com autonomia financeira, independência operativa e liberdade de expressão para os brigadianos, Jornalismo independente e segmentado.

Este ideário, de um jornal independente (jornal na aparência e administração) teve a participação do jornalista Vitor Moraes , que assinou a responsabilidade técnica até seu falecimento.

Vitor Moraes faleceu vítima de câncer, no início do ano de 1996.

Em abril de 1999, o JCB passou a circular em cores e, em fevereiro de 2001, a ser editado quinzenalmente com a tiragem de 45 mil exemplares. Poucos meses após ocorreu sua maior transformação foi abranger todas as organizações de segurança pública.

O jornal Correio Brigadiano (JCB) é o veículo da comunicação social de segurança pública gaúcha, elaborado pelos brigadianos.

Mesmo não sendo o veículo oficial da Brigada Militar (BM), opera em sintonia com o comando e os quadros da corporação.

O Jornal oferece hoje um engajamento com as demais categorias de servidores como: Polícia Civil (PC), Polícia Penal, Instituto Geral da Perícia (IGP) Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito (Detran), projetando atendê-los aos mesmos moldes com que atende a família brigadiana.

A principal preocupação do JCB é a valorização dos Recursos Humanos da segurança pública. Valorização essa em todos os níveis e especializações e, a partir deles, a defesa de interesses profissionais em prol da sociedade em consenso com as entidades de classe, sociais e filantrópicas dos servidores.

O JCB serve de ponte para as questões localizadas da segurança pública em interface política com prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, senadores e, também, com a sociedade civil organizada.

Nossa capacidade técnica, enquanto veículo segmentado, se consolida no preceito constitucional do direito universal à informação. Entendida esta informação como produto técnico, imparcial e produtivo à sociedade.

O jornal chega, efetivamente, em todos os recantos do estado e mesmo fora dele, seja pelas edições impressas e/ ou online.

Como inovação, o JCB se ajustando a um momento de dificuldade da sociedade mundial, com o advento do COVID 19, redimensionou sua organização, criando um espaço ainda maior de diálogo, de debates e notícias com a Rádio Studio 190, na modalidade web radio, mas que se habilita passo a passo para uma possibilidade de rádio modulada.

Esta estrutura acessória de comunicação, pela Rádio Studio 190 passa a ser exercida em 04 regiões do estado, sendo seu projeto piloto inaugurado no dia 13 deste mês com a Radio Studio 190 Região do Planalto, na cidade de Passo Fundo.

Esta é resumidamente uma breve história do nosso Jornal Correio Brigadiano, consagrando exemplos e sonhos de abnegados cidadãos de espírito público, dentre os quais citamos o Coronel Vanderlei Martins Pinheiro, que nos momentos mais difíceis, manteve a longevidade necessária para o jornal continuar um ente de interesse público, único órgão de comunicação segmentado da segurança pública do país.

Por fim, é bom salientar que um Jornal como o Correio Brigadiano, que não tem finalidade lucrativa, somente pode alcançar 29 anos, com os nossos fiéis anunciantes, que oferecem a estrutura necessária das quais não possuímos.

Mais recentes

PUBLICIDADE

plugins premium WordPress
Rolar para cima