Militares vereadores assumem presidência das Câmaras Municipais de duas grandes cidades do RS

PUBLICIDADE

Neste dia 1° de janeiro, policiais militares assumiram o mandato legislativo até 2028. Inevitavelmente para os policiais vencerem um pleito eleitoral já é uma conquista de poucos. Sua condição no desempenho das funções públicas por vezes não são nada simpáticas para grande parte da população por ter missão precípua de muitas vezes exigirem o cumprimento da lei e da ordem dentro do poder coercitivo do estado.
No Rio Grande do Sul foram dezenas de policiais que assumiram o mandato. ( veja aqui matéria do Correio Brigadiano com os eleitos)
Em Destaque dois vereadores que obtiveram votação histórica que assumiram também a presidência de câmeras municipais. Em Porto Alegre após ter sido ameaçado seu mandato por uma ação movida por seu opositor Roberto Robiana do PSOL, a Vereadora Comandante Nádia, Oficial da RR. da Brigada Militar não só manteve seu mandato por decisão judicial mas assumiu a presidência da Câmara de Vereadores da Capital, sendo a primeira brigadiana a presidir o legislativo em Porto Alegre.
Em Passo Fundo o Soldado Gio Krug, após ter obtido votação histórica para o seu segundo mandato, foi escolhido para presidir a Câmara Municipal.
A gestão na presidência de câmaras municipais podem significar celeridade e dinamismo nas demandas das comunidades e consequentemente priorizando a segurança pública. Além de dar visibilidade a trajetória política dos eleitos, algo importante para a categoria dos militares estaduais, necessitados de representação política.

Faltam dois anos para a próxima eleição, mas que o exemplo de 2024 seja um farol de esperança para o pleito de 2026.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima