Pelotas é destaque internacional por reduzir mais de 80% da criminalidade
A cidade de Pelotas (RS) ganhou destaque internacional como exemplo positivo de redução da violência, segundo a Pesquisa Mundial de Vitimização, apresentada nesta semana em Nova York pelo Instituto Gallup. O levantamento, que avaliou 144 países e entrevistou 145 mil pessoas, cita Pelotas e Niterói (RJ) como referências por terem desenvolvido planos municipais integrados de prevenção à violência, com resultados expressivos — queda superior a 80% nos principais indicadores criminais.
Os programas foram elaborados e implementados com o apoio do Instituto Cidade Segura, uma organização não governamental especializada na área. Em Pelotas, o Pacto Pelotas pela Paz foi lançado em 2017; em Niterói, o Pacto Niterói Contra a Violência começou no ano seguinte. Ambos aplicam uma metodologia que combina análise de dados, integração intersetorial e foco territorial.
Um dos diagnósticos que orientou a elaboração dos planos revelou que metade dos crimes na América Latina ocorre em apenas 8% das ruas — cenário também identificado nas duas cidades. A partir disso, os gestores passaram a concentrar esforços nesses pontos, tanto com reforço do policiamento quanto com ações sociais e políticas de prevenção. O sucesso, segundo o relatório, deve-se à articulação entre órgãos municipais e estaduais de segurança.

O documento também ressalta a liderança dos prefeitos que conduziram os projetos e promoveram a cooperação entre diferentes instituições. São citados a ex-prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas — atualmente secretária extraordinária de Relações Institucionais do governo Eduardo Leite — e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
Os resultados obtidos em Pelotas são notáveis. Entre 2017 e 2025, o município registrou:
- 90% de redução nos crimes violentos contra a vida (como homicídios);
- 89,3% de queda nos roubos a pedestres;
- 86,7% de redução nos roubos a estabelecimentos comerciais;
- 96% de queda nos roubos de veículos;
- 83% de redução nos roubos a residências;
- e 93% de queda nos assaltos a ônibus.
Para Paula Mascarenhas, a menção no relatório da Gallup é um reconhecimento ao esforço coletivo e um exemplo de que “é possível construir um mundo mais seguro, cidade por cidade”.