Edição Impressa

Polícia Penal forma 101 novos servidores penitenciários no RS

Cerimônia de formatura foi realizada nesta segunda no Teatro da Associação Médica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre

Correio do Povo

O governo do Estado realizou nesta segunda-feira (11/11) a formatura de 101 novos servidores, que vão integrar o quadro da Polícia Penal. A solenidade ocorreu no Teatro da Associação Médica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Entre os novos servidores, ingressam no quadro da Polícia Penal 24 agentes penitenciários administrativos, 45 agentes penitenciários e 32 técnicos superiores penitenciários. Todos foram aprovados no concurso realizado em 2022 e empossados em 16 de julho deste ano, eles passaram pelo Curso de Formação Profissional, organizado pela Escola do Serviço Penitenciário e com duração de aproximadamente três meses.

Presente na solenidade, o governador em , Gabriel Souza, destacou a relevância do papel dos servidores penitenciários. “O comprometimento de cada um de vocês em se preparar para a essencial função que irão desempenhar é respeitável e um pilar da nossa sociedade. Lembro que atuar no sistema penitenciário é um desafio, mas também uma missão nobre. Vocês farão a diferença na vida de muitas pessoas, contribuindo para um sistema que busca não somente a segurança, mas também a transformação e a reintegração social.”

O titular da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), Luiz Henrique Viana, afirmou que o aumento do quadro de servidores da Polícia Penal é um dos compromissos do governo do Estado. “Estamos focados em garantir melhores condições de trabalho para os servidores que atuam no sistema prisional, porque sabemos da importância e do quanto é essencial o trabalho desenvolvido por aqueles que garantem a segurança e o tratamento penal adequado. Além dos investimentos em equipamentos e novas unidades, o reforço de pessoal nas equipes é um passo fundamental para qualificar ainda mais a Polícia Penal”, reforçou.

De acordo com o superintendente da Polícia Penal, Mateus Schwartz, o ingresso de novos servidores tem papel fundamental para tornar o sistema prisional mais seguro e reflete, positivamente, na redução dos índices de criminalidade. “O ingresso de novos servidores qualifica ainda mais o trabalho desenvolvido pela Polícia Penal. Nos últimos anos, o governo do Estado vem promovendo os maiores investimentos da nossa história em estrutura e em novas unidades, o que requer mais material humano para que o serviço público siga sendo entregue com qualidade. Ganhamos hoje mais 101 novos colegas que nos ajudarão a realizar a missão de ser um dos pilares que garantem a segurança dos gaúchos e promovem o processo de reinserção social das pessoas privadas de liberdade”, completou.

Últimas

Defasagem salarial, entenda como é o cálculo e faça sua simulação

Defasagem salarial é um termo recorrente na vida dos...

11º BPM realiza evento para as crianças do Bairro Farrapos

Na manhã deste sábado, 30/08/2025, o 11º BPM realizou...

Artigo: Pilares da Democracia e do Estado Democrático de Direito

JUSTIÇA? “Ela é cega, mas não é tola”? Marco Antônio Moura...

Segurança Pública do RS é a terceira melhor do país no Ranking de Competitividade dos Estados

Estado permanece em posições de destaque, refletindo políticas consistentes...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Defasagem salarial, entenda como é o cálculo e faça sua simulação

Defasagem salarial é um termo recorrente na vida dos servidores público de forma geral, não só no RS mas no Brasil como um todo....

11º BPM realiza evento para as crianças do Bairro Farrapos

Na manhã deste sábado, 30/08/2025, o 11º BPM realizou um evento especial para as crianças na Praça do SESI, no Bairro Farrapos, em Porto...

Artigo: Pilares da Democracia e do Estado Democrático de Direito

JUSTIÇA? “Ela é cega, mas não é tola”? Marco Antônio Moura dos Santos “Ela é cega, mas não é tola”???!!!! Assim se pronunciou o Ministro do Supremo...