Edição Impressa

Policiais civis pedem adesão do governo gaúcho a cursos de qualificação do Ministério da Justiça

Prazo de inscrição ao projeto Bolsa-Formação termina na quinta-feira

Marcel Horowitz Correio do Povo

Bolsas integram Programa Nacional de Segurança com Cidadania, que já foi assinado por Leite | Foto: Isaac Amorim/ MJSP / CP

Quinta-feira é o último dia para que o governo do Rio Grande do Sul manifeste interesse para aderir ao projeto Bolsa-Formação, criado pelo Ministério da Justiça para qualificar profissionais da Segurança Pública. Enquanto se aproxima o final do prazo, servidores da Polícia Civil pedem ao Executivo Estadual que assine o acordo, que vai disponibilizar bolsas no valor de R$ 900 por mês aos inscritos.   

O vice-presidente do Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia (Ugeirm), Fábio Nunes Castro salienta que o Bolsa-Formação integra o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), que prevê cooperação entre União e entes federados. O governador Eduardo Leite aderiu ao Pronasci 2, em abril, possibilitando a doação de viaturas, drones, pistolas, capacetes, coletes, munições e uniformes, totalizando mais de R$ 1,7 milhão em investimentos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). 

As bolsas, explica Nunes, são uma extensão do Pronasci 2, que possibilitam que servidores tenham acesso a cursos de formação online. “É um oportunidade de qualificação excelente. Além disso, as bolsas servem de estímulo e de auxílio financeiro aos servidores, que vivem um momento de arrocho muito grande”, afirmou.   

Entre as aulas oferecidas, ainda conforme o vice-presidente da Ugeirm, estão a especialização em direitos humanos e o combate a práticas de lavagem de dinheiro. Também de acordo com ele, através dos cursos, os agentes vão receber pontos de merecimento, exigidos pela Polícia Civil para efetuar promoção de cargos.     

Segundo o ministro da Justiça, Flávio Dino, os cursos visam aprimorar o Estado Democrático de Direito, o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e a defesa dos direitos e garantias fundamentais, sobretudo àqueles relativos à proteção das minorias e grupos vulneráveis. No total, serão disponibilizadas 100 mil bolsas-formação em todo o país. 

Em contato com a reportagem, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirmou que a possibilidade de adesão ao Bolsa-Formação está sendo analisada por técnicos da pasta.

Últimas

Ano eleitoral: reformas sob pressão e instituições em modo de contenção

Marco Antônio Moura dos Santos A abertura dos trabalhos do...

Guardas Municipais e os limites da Constituição: uma decisão que convida à reflexão

Retornamos ao tema Guardas Municipais! A vida em prol...

Criminoso morre e outro fica ferido após tentativa de assalto seguida de confronto com PM de folga em Esteio

Assaltantes trocaram tiros com policial militar na saída de...

Coronel Rodrigo Mohr assume a presidência do TJMRS

Rodrigo Mohr Picon ficará à frente da Corte até...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Ano eleitoral: reformas sob pressão e instituições em modo de contenção

Marco Antônio Moura dos Santos A abertura dos trabalhos do Legislativo e do Judiciário revelou mais do que um rito formal. Os discursos revelam um...

Guardas Municipais e os limites da Constituição: uma decisão que convida à reflexão

Retornamos ao tema Guardas Municipais! A vida em prol da segurança pública nos ensina, com o tempo, que as instituições se constroem pela convergência...

Criminoso morre e outro fica ferido após tentativa de assalto seguida de confronto com PM de folga em Esteio

Assaltantes trocaram tiros com policial militar na saída de agropecuária Marcel Horowitz Correio do Povo Um assaltante morreu e outro ficou ferido após troca de tiros no final...