Edição Impressa

Policiais civis reclamam do excesso de operações

Agentes e delegados consideram que carga de trabalho é exaustiva, sem a devida reposição salarial

HUMBERTO TREZZI GZH

Policiais fazem operações várias vezes por semana (foto) Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Policiais civis gaúchos prometem fazer barulho na próxima terça-feira (3): eles preparam a “Marcha da Polícia Civil”, que começará às 13h, em frente ao Palácio da Polícia, em Porto Alegre, com caminhada até a Praça da Matriz, seguida de realização de ato em frente ao Palácio Piratini e à Assembleia Legislativa.

A mobilização é promovida pelo Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia do RS (Ugeirm-Sindicato), pela Associação dos Comissários de Polícia do RS (ACP/RS) e pelo Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do RS (Sinpol-RS). E conta com apoio da Associação dos Delegados de Polícia do RS (Asdep).

Os policiais reclamam do excesso de operações, várias por semana, que resultam em carga demasiada de trabalho. Acrescentam a isso o déficit de pessoal (algo que acontece desde que existe a Polícia Civil), salários congelados e falta de promoções na carreira.

— A Asdep apoia esse movimento, pois os delegados sofrem o mesmo problema. Estamos com uma carga de trabalho absurda, combatendo o crime nas ruas, com operações contra a criminalidade toda a semana (muitas vezes, mais de uma por semana), refletindo positivamente nos índices de criminalidade. Mas queremos valorização. O governador, que é um homem de diálogo, precisa receber as instituições representativas de classe. Essa situação tem levado os policiais ao adoecimento, com servidores pedindo afastamento para cuidar da sua saúde física e mental — detalha o presidente da Asdep, delegado Guilherme Wondracek, que foi também Chefe de Polícia.

As entidades fazem questão de ressaltar que concordam com as operações, desde que a carga de trabalho seja dosada e remunerada de acordo. A coluna aguarda posicionamento da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Últimas

Rodrigo Mohr será o novo presidente do Tribunal de Justiça Militar

O decano da Corte, Sergio Brum, será o vice-presidente,...

Artigo: O Juiz Militar Orpheu Corrêa

No mês da Consciência Negra, apresentamos um artigo sobre...

Sai nova pesquisa para Governo do RS

PESQUISA PARA GOVERNADOR – RIO GRANDE DO SUL A pesquisa...

Brigada Militar retira das ruas 33,9 toneladas de drogas e mais de mil armas de fogo em dez meses de 2025

O combate ao tráfico de drogas inclui as apreensões...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Rodrigo Mohr será o novo presidente do Tribunal de Justiça Militar

O decano da Corte, Sergio Brum, será o vice-presidente, e a desembargadora Gabriela John, a corregedora-geral GZH O Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul elegeu...

Artigo: O Juiz Militar Orpheu Corrêa

No mês da Consciência Negra, apresentamos um artigo sobre o primeiro desembargador negro da Justiça Militar do RS, um resgate histórico realizado pelo Desembargador...

Sai nova pesquisa para Governo do RS

PESQUISA PARA GOVERNADOR – RIO GRANDE DO SUL A pesquisa de novembro do Instituto Methodus analisou três frentes da eleição de 2026: Disputa pela Presidência da República – Acesse...