Iniciativa no bairro Restinga, na Zona Sul, integra série de projetos desenvolvidos no âmbito da sustentabilidade e economia de recursos públicos do 21° BPM
Júlia Ozorio GZH
Foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (21) a primeira usina de energia solar com estação de carregamento de veículos elétricos da Brigada Militar. A estrutura foi construída em formato de estacionamento coberto no pátio do 21° Batalhão da Brigada Militar (BPM), no bairro Restinga, em Porto Alegre. A obra, que custou R$ 300 mil, usou recursos do Ministério Público do Trabalho, por intermédio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC).
A usina, que está em funcionamento desde 1º de novembro, conta com 60 placas solares de 560Wp e um inversor de 25kWp. A expectativa é de que iniciativa promova uma economia de R$ 50 mil aos cofres públicos por ano, uma vez que a produção de energia limpa da usina deve suprir todo o consumo de luz do 21º BPM.
— Nós criamos um escritório de projetos aqui no batalhão e, a partir disso, pensamos em soluções que trabalhassem ao mesmo tempo a questão da sustentabilidade e da economia do recurso público. Nós passamos por meses de enchente e entendemos que movimentos como desse projeto podem auxiliar na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Nós também esperamos que, com esse projeto, nós sirvamos de exemplo para outros órgãos públicos para a criação de tecnologias e inovação — contextualiza o comandante do 21º BPM, tenente-coronel Hermes Völker, 46 anos, sobre a iniciativa que teve início em fevereiro de 2023.
Além do estacionamento, que tem capacidade para 28 veículos, a usina conta com quatro estações de carregamento de veículos elétricos, a fim de estimular a criação de uma frota mais sustentável, movida a energia limpa.
Durante a cerimônia nesta tarde, que foi embalada pela banda da Brigada Militar, os primeiros veículos da frota verde do 21º BPM foram entregues: uma viatura híbrida, modelo Song Pro da BYD, e uma motocicleta elétrica Watts 160S. Outra moto de mesmo modelo deve chegar ao batalhão nos próximos dias.
O carro foi adquirido com valores da Justiça Federal, enquanto as motos foram subsidiadas pelo Belém Novo Golf Clube e por empresários da Associação do Comércio e Indústria da Restinga (Acir) e moradores do condomínio Terraville. Os veículos reforçarão o policiamento ostensivo e comercial da região.
Motocicleta elétrica Watts 160S foi entregue em ato simbólico nesta tarde.
Jonathan Heckler / Agencia RBS
Viatura híbrida, modelo Song Pro da BYD, também foi recebido pelo 21º BPM nesta quinta-feira.
Jonathan Heckler / Agencia RBS
Veículos reforçarão o policiamento ostensivo e comercial da região.
Jonathan Heckler / Agencia RBS
Objetivo é estimular a criação de frotas mais sustentáveis dentro da Brigada Militar.
Jonathan Heckler / Agencia RBS
Além do estacionamento, usina conta com quatro estações de carregamento de veículos elétricos.
Jonathan Heckler / Agencia RBS
Pioneirismo
O projeto de eficiência energética do 21º BPM é pioneiro na Brigada Militar, sendo este o primeiro batalhão a contar com uma usina de energia solar com estação de carregamento de veículos elétricos acoplado.
Além dessa iniciativa, o escritório de projetos desta unidade da BM está trabalhando em outras ações sustentáveis, como a criação de uma quadra de grama sintética e uma linha de tiro de 50 metros, ambas cobertas por placas solares.
Todos os projetos, conforme o comandante Völker, buscam investimentos externos para evitar gastos públicos. Além disso, são soluções que trazem benefícios à comunidade e ao governo, que economizará recursos que iriam para o pagamento de contas de energia elétrica.
— Tenho a certeza de que estamos dando um importante passo na direção da sustentabilidade, da preservação do meio ambiente e na boa gestão do recurso público. Quando falo em recurso público, sei que sou responsável, como comandante e gestor público, de gerir os recursos da melhor forma possível, visando sempre a eficiência dos serviços e o atendimento do bem social — assinala o comandante.