Edição Impressa

Proerd ganha destaque no Rio Grande do Sul com didática diferenciada de Militar

Uso de fantoche nas aulas aproxima ainda mais os alunos do programa de prevenção às drogas e à violência

Correio do Povo

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Brigada Militar, cria um impacto positivo na comunidade escolar do Rio Grande do Sul. Entre os destaques da iniciativa está a atuação do SD PM Elias, do 11º Batalhão de Polícia Militar, que desde 2022 atua como instrutor do programa, incorporando o uso de um boneco de fantoche nas atividades.

Estratégia que tem chamado a atenção pela maneira como envolve os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. Através do fantoche apelidado de “Tatá”, o policial cria situações de conversa e dramatização que facilitam o entendimento dos temas abordados, como importância das boas escolhas, convivência pacífica e respeito às diferenças.

“As crianças se sentem à vontade para interagir, fazer perguntas e participar das dinâmicas com entusiasmo. Isso potencializa o aprendizado e fortalece a mensagem que o Proerd quer transmitir”, explica o SD PM Elias.

A atuação do soldado tem sido reconhecida por professores, diretores e famílias, que observam o impacto positivo da presença da inciativa na rotina escolar. Além de reforçar valores importantes para a formação cidadã, o programa também estreita os laços entre a Brigada Militar e a comunidade, criando um ambiente mais acolhedor e educativo.

“O Proerd é uma das frentes mais importantes do nosso trabalho comunitário. Iniciativas como a do SD PM Elias mostram como a dedicação e a criatividade dos nossos policiais podem transformar a relação com os jovens e com toda a comunidade escolar”, destaca o Tenente-Coronel Daniel Araújo de Oliveira, comandante do 11º BPM.

Últimas

Saidinhas: o cinismo do Estado, o oportunismo da política e a conta paga pela sociedade

Marco Antônio Moura dos Santos O debate sobre as “saidinhas”...

Governo do RS analisa impacto da lei que autoriza o pagamento retroativo de benefícios a servidores

Governo do Estado está buscando quantificar o impacto da...

Brigada Militar emite nota no caso Pelotas

A respeito da intervenção policial ocorrida na cidade de...

Estados Unidos da América, Venezuela, Brasil: crise, ação, crise e o vazio de liderança latino-americana

Marco Antonio Moura dos Santos A recente ação dos Estados...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Saidinhas: o cinismo do Estado, o oportunismo da política e a conta paga pela sociedade

Marco Antônio Moura dos Santos O debate sobre as “saidinhas” de presos no Brasil é, antes de tudo, um retrato da hipocrisia institucional que domina...

Governo do RS analisa impacto da lei que autoriza o pagamento retroativo de benefícios a servidores

Governo do Estado está buscando quantificar o impacto da lei que autoriza o pagamento retroativo de benefícios que haviam sido suspensos durante a pandemia...

Brigada Militar emite nota no caso Pelotas

A respeito da intervenção policial ocorrida na cidade de Pelotas, a Brigada Militar esclarece que, na madrugada desta quarta-feira (15/01), ao realizar buscas na...