Edição Impressa

Regulamentação da Polícia Penal é alvo de debate na Assembleia do RS

Secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom compareceu a comissão para debater projeto que tramita no Legislativo

Correio do Povo

O projeto do governo do Rio Grande do Sul que regulamenta a Polícia Penal e tramita na Assembleia Legislativa foi alvo de discussões na Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização Administrativa durante esta quinta-feira. Na ocasião, os deputados receberam o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom (PSDB), para prestar informações a respeito do Projeto de Lei Complementar (PLC) 244/2025.

Pozzobom forneceu informações a respeito de obras iniciadas em penitenciárias que ampliam vagas em Rio Grande, Passo Fundo, São Borja e Caxias do Sul. Serão em torno de mais 8,4 mil novas vagas no sistema, sendo que 1,8 mil serão inauguradas em breve no Presídio Central, o que reduzirá o déficit de 11 mil para 3 mil apenados.

Disse o secretário que, pela primeira vez, o RS ultrapassou 80 mil vagas no sistema prisional. Com os novos presídios, acredita que será possível reduzir o déficit atual.

Também discorreu sobre obras em Osório, Viamão, e Santa Cruz do Sul, e ainda o presídio de Guaíba, que está em período embrionário. Explicou também sobre problemas ocorridos em obras no presídio de Erechim.

O deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), que solicitou a presença do secretário, adiantou os dois principais apontamentos que fará constar no parecer ao projeto, que é de sua relatoria. Para ele, há, nos artigos 2 e 28 do projeto, “vícios indefensáveis”. Afirmou que, quando da criação da Polícia Penal, o projeto do Executivo restringia a esta denominação apenas os agentes penitenciários, sendo as demais funções consideradas “carreiras de apoio”.

“À época, fizemos o debate com a categoria e acordamos que todos os aprovados no concurso deveriam ser considerados policiais penais, o que constou na Emenda Constitucional 82, anexada ao texto que foi aprovado. Não temos como concordar com um texto que fere o que nós deputados colocamos na Constituição”, frisou.

Outra questão apontada por Jefferson é em relação ao texto da proposta, que afirma que a Polícia Penal está calcada “na hierarquia e na disciplina”. O deputado afirma que não haveria erro se houvesse menção à hierarquia somente, mas o viés disciplinar tem o sentido de obediência, que só é possível em Polícias Militares. “Nenhum PL de regulamentação da Polícia Penal de outro estado se baseia nestes quesitos juntos. Isso fere as Constituições Estadual e Federal. São dois elementos que tornam a proposta insustentável”, criticou.

Presidente da comissão, o deputado Leonel Radde (PT) questionou a respeito da defasagem de vagas para servidores no sistema penal, tendo em vista a superlotação das penitenciárias.

Pozzobom falou sobre a retirada dos brigadianos da atuação em presídios e novos chamamentos de servidores, além de realização de concursos e as promoções internas, e detalhou dificuldades estruturais internas do sistema. Disse ainda que está sendo preparado um concurso para o próximo ano.

Últimas

Polícia Penal recebe o reforço de mais 139 servidores para fortalecer a segurança pública

Após a conclusão do curso de formação, eles assumem...

TJRS suspende liminar que determinava retificação de editais de concursos da Brigada Militar

Os certames são para os cargos de soldado, oficial...

Brigada Militar divulga edital para o Colégio Tiradentes em 2026

O Departamento de Ensino da BM divulgou nesta...

Convênio

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img

Polícia Penal recebe o reforço de mais 139 servidores para fortalecer a segurança pública

Após a conclusão do curso de formação, eles assumem suas funções nas regiões penitenciárias do Estado Correio do Povo A Polícia Penal recebeu, na tarde desta quarta-feira, 20,...

TJRS suspende liminar que determinava retificação de editais de concursos da Brigada Militar

Os certames são para os cargos de soldado, oficial do Estado-Maior e oficial da Saúde Correio do Povo O desembargador Eduardo Delgado, da 3ª Câmara Cível...

Filho e neto de brigadianos, Dr. Manoel Roberto Maciel Trindade recebeu a Medalha do Mérito do Serviço de Saúde da Brigada Militar

Na tarde desta terça-feira (19), o Dr. Manoel Roberto Maciel Trindade recebeu a Medalha do Mérito do Serviço de Saúde da Brigada Militar. O...