Loja Rosa Lilás será inaugurada em 1º de agosto, às 17h, no Praça Rio Grande Shopping
Marcel Horowitz Correio do Povo
O combate à violência doméstica avança no Sul gaúcho. Isso porque, nesta sexta-feira, 1º de agosto, um projeto com foco na autoestima das vítimas será inaugurado em Rio Grande. Nenhum outro município tem iniciativa semelhante no Estado.
Sob o título Loja Rosa Lilás, a proposta consiste em um espaço com oferta gratuita de roupas, cosméticos e produtos de higiene ao público feminino, sendo todos os materiais fruto de doações. A inauguração do local acontecerá às 17h, no Praça Rio Grande Shopping.
O pioneirismo é do 6º BPM, com apoio de empreendedores e outras instituições. A loja seguirá aberta ao longo do próximo mês, o chamado Agosto Lilás, em alusão ao combate da violência contra mulheres.
“A Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar tem se consolidado como uma das mais importantes ferramentas de proteção e garantia de direitos das mulheres vítimas de violência doméstica no Estado. Em Rio Grande, esse projeto ganha um novo e promissor capítulo com a inauguração da Loja Rosa Lilás, prevista para agosto, mês símbolo do enfrentamento à violência contra a mulher”, afirmou o comandante do 6º BPM, major Augusto Ferreira Porto.
De acordo com o oficial, a iniciativa, além de apoio material, também representa acolhimento das vítimas. “A Loja Rosa Lilás reforça o compromisso do Estado com políticas públicas humanizadas e integradas, que não se limitam à repressão do agressor, mas buscam a verdadeira reintegração da mulher à sua autonomia e dignidade”, enfatizou o major Augusto Ferreira Porto.