Edição Impressa

RS cria departamento de investigação contra crimes cibernéticos

Conforme o chefe da Polícia Civil gaúcha, essa é a primeira divisão especializada do Brasil. Também foram criados os departamentos de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública, de Aviação e de Saúde

Lisielle Zanchettin GZH

Em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (8), foi anunciada a criação do Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos (Dercc). Conforme o chefe da Polícia Civil gaúcha, delegado Fernando Sodré, essa é a primeira divisão especializada do Brasil. 

Outros três setores também foram criados: Departamento de Aviação (DAV), Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública (Dercap) e o Departamento de Saúde (DAS). Os departamentos foram criados após decreto do governador Eduardo Leite, publicado no diário oficial nesta terça-feira.

— São áreas importantes que precisávamos dar dimensão e estruturas. Com isso, intensificar a investigação dos crimes, modernizar a gestão da Polícia Civil e trabalhar as estruturas que possam trazer saúde e bem-estar aos nossos policiais — explicou Sodré. 

O setor de Crimes Cibernéticos será comandado pelo delegado Eibert Moreira. De acordo com o decreto, a divisão é responsável por “apurar, prevenir e reprimir os crimes informáticos de invasão de dispositivos, cometidos por meios eletrônicos ou por meio da rede mundial dark, ou deep web”. 

Os famosos golpes virtuais e o uso de inteligência artificial em crimes também serão investigados pela seção.

Demais departamentos

Ao Departamento de Aviação (DAV) compete coordenar e executar missões aéreas da polícia, auxiliar em demandas de defesa civil e de segurança pública, bem como prestar apoio às ações de polícia judiciária. Uma aeronave com capacidade para visão noturna está sendo adquirida. A divisão está sob comando do delegado Carlos Iglesias. 

O Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública (Dercap) terá foco em ações ao combate à corrupção, lavagem de dinheiro, ocultação de bens em órgãos subordinados. O departamento ainda não possui um responsável.

A Departamento de Saúde (DAS) será voltada para os servidores da polícia com foco na prevenção de doenças e cuidado da saúde física e mental. As ações serão coordenadas pela delegada Carla Kuhn. 

No mesmo decreto foi autorizada também a criação da Divisão de Homicídios do Interior junto ao Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). 

Divisão de Inovação Tecnológica 

Também foi criada a Divisão de Inovação Tecnológica (Dinov), no âmbito do Departamento Estadual de Tecnologia da Informação Policial (Dtip). A Dinov adotará mecanismos institucionais para incentivar a adoção da inovação aberta para o desenvolvimento de produtos, processos e serviços. 

Essa divisão também terá a atribuição de promover articulação científica, tecnológica e produtiva com outras organizações, públicas ou privadas, além de desenvolver competências visando ao aprimoramento profissional voltado à inovação, incluindo a capacitação dos profissionais que compõem o corpo técnico da divisão.

Últimas

Rio Grande terá loja com oferta gratuita de produtos às vítimas de violência doméstica

Loja Rosa Lilás será inaugurada em 1º de agosto,...

Falta de efetivo pode fechar plantão noturno dos Bombeiros em Flores da Cunha

Se o cenário não mudar, a população de Flores...

Quaest: violência é a principal preocupação do brasileiro

JCB: Se a violência é uma grande preocupação dos...

Bebê engasgado é salvo por policiais militares em Canoas

Família buscou socorro na guarnição da 3ª Companhia do...

Convênio

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img

Rio Grande terá loja com oferta gratuita de produtos às vítimas de violência doméstica

Loja Rosa Lilás será inaugurada em 1º de agosto, às 17h, no Praça Rio Grande Shopping Marcel Horowitz Correio do Povo O combate à violência doméstica avança...

Falta de efetivo pode fechar plantão noturno dos Bombeiros em Flores da Cunha

Se o cenário não mudar, a população de Flores da Cunha enfrentará riscos maiores em incêndios, acidentes de trânsito e outras ocorrências que exigem...

Quaest: violência é a principal preocupação do brasileiro

JCB: Se a violência é uma grande preocupação dos brasileiros, está na hora dos governantes ouvirem o povo e investir em quem pode fazer...