Edição Impressa

Segurança pública do RS fica entre três primeiras posições no Ranking de Competitividade dos Estados

Levantamento avaliou as 27 unidades da Federação

Correio do Povo

Dentro dos indicadores avaliados, a segurança pública recebeu o maior peso (13%) entre os 10 pilares temáticos – Foto: Divulgação-SSP

A segurança pública do Rio Grande do Sul conquistou a 3.a colocação no Ranking de Competitividade dos Estados de 2024. Desenvolvido pelo Centro de Liderança Política (CLP), o levantamento avaliou as 27 unidades da Federação. A segurança pública subiu duas posições em relação ao levantamento do ano anterior e busca estratégias de redução da criminalidade para chegar à liderança na classificação. No ranking geral, o Rio Grande do Sul continua sendo o 5.º estado mais competitivo do Brasil. Essa colocação, conquistada em 2023 e repetida em 2024, é a sua melhor marca desde 2018.

Dentro dos indicadores avaliados, a segurança pública recebeu o maior peso (13%) entre os 10 pilares temáticos que constituem o Ranking de Competitividade dos Estados. As unidades federativas mais bem colocadas nesse pilar foram Santa Catarina (1.º), Distrito Federal (2.º) e Rio Grande do Sul (3.º). O RS subiu da 5.ª para a 3.ª colocação e projeta avançar no desempenho em razão da queda dos indicadores criminaiEm destaque, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) subiu cinco posições na qualidade da informação de criminalidade. Mensalmente, a SSP divulga relatórios das estatísticas de criminalidade, com comparações entre períodos e análises históricas, aprimorando as estratégias de combate ao crime com base nos estudos estatísticos.

“No ranking de competitividade deste ano o Rio Grande do Sul a segurança pública melhorou duas posições. Passamos da 5.ª posição para a 3.ª melhor posição e seguiremos trabalhando sempre para melhorar ainda mais. Os resultados apresentados são reflexo de todo o investimento do governo do Estado em contratação de profissionais, em compra de equipamentos e na valorização dos profissionais. Também temos as ações do Programa RS Seguro, um programa do Estado que tem como base a integração, a inteligência, os investimentos e o uso de tecnologias para a redução de crimes no Estado”, destacou o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron.

A distribuição dos indicadores nessa área foi composta por segurança pessoal, segurança patrimonial, déficit carcerário, presos sem condenação, violência sexual, qualidade da informação da criminalidade, mortes a esclarecer, atuação do sistema de justiça criminal, além de mobilidade e morbidade no trânsito.

Os 99 indicadores adotados e avaliados no Ranking de Competitividade dos Estados foram utilizados como forma de mensuração de dois parâmetros de avaliações em sustentabilidade bem conhecidos e validados no mercado: os critérios ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Estado mantém criminalidade em queda com registros históricos

O Rio Grande do Sul segue batendo recordes na segurança pública. É o caso dos homicídios, que, em julho, apresentaram uma redução de 37,6%, comparada com os números do mesmo mês do ano passado. Foram 68 vítimas — o menor número da história —, diante dos 109 casos registrados em 2023. Porto Alegre seguiu a tendência recorde registrada no Estado. No mês passado, a Capital registrou três casos, uma diminuição de 79% em comparação com os 14 de 2023.

Em relação ao ano de 2023, foi registrado o menor número de crimes contra a vida da série histórica, iniciada em 2010. Com a redução dos indicadores em dezembro, o acumulado manteve a curva descendente verificada ao longo dos meses e fechou 2023 com 1.981 crimes violentos letais intencionais (CVLIs), uma queda de 6,3% em comparação com o registrado em 2022.

Últimas

Nova aeronave da Polícia Civil já chegou em Porto Alegre

Com cabine pressurizada, o turboélice Piper Malibu tem capacidade...

Brigada Militar terá troca de comando em 15 de fevereiro

Comandante Feoli completa 35 anos de serviço e vai...

ASSTBM se manifesta sobre declaração de Eduardo Leite

Em nota publicada em seu site institucional, a entidade...

Preparação, prevenção e salvamentos: como é a rotina dos guarda-vidas no Litoral Norte

Coordenador da Operação Verão do CBMRS, major Jocemarlon Acunha...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Nova aeronave da Polícia Civil já chegou em Porto Alegre

Com cabine pressurizada, o turboélice Piper Malibu tem capacidade para seis pessoas e 1,8 mil km de alcance Humberto Trezzi GZH Policiais gaúchos ganharam asas para...

Brigada Militar terá troca de comando em 15 de fevereiro

Comandante Feoli completa 35 anos de serviço e vai para a reserva Rosane de Oliveira GZH Depois de 35 anos de serviço, os últimos quatro no...

ASSTBM se manifesta sobre declaração de Eduardo Leite

Em nota publicada em seu site institucional, a entidade faz criticas a postura e manifestação na data de hoje, feita pelo Governador sobre os...