Edição Impressa

TJMRS realiza sessão Solene em homenagem aos 186 anos da Brigada Militar

Foto TJMRS

TJMRS: O Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul realizou, nesta quarta-feira (22), uma sessão solene em homenagem aos 186 anos da Brigada Militar.   A cerimônia contou com a presença de um conjunto de autoridades civis e militares e lotou o plenário Aldo Ladeira Ribeiro, do TJMRS.

O desembargador militar Rodrigo Mohr foi o orador do TJMRS na homenagem.   Em sua manifestação, Mohr destacou alguns marcos da BM com a participação da corporação em momentos históricos como a revolução assisista; na revolução de 1932; o apoio às comunidades em episódios como a enchente de 1941 e agora, com a cheias no vale do Taquari.

Além dos marcos históricos, o desembargador Mohr também lembrou fatos como a crise dos presídios, na década de 1990, as manifestações de 2013, a copa do mundo de 2014, a epidemia de covid-19, situações que  “revelam a importância dessa histórica instituição na vida dos gaúchos”, completou.

Por fim, Mohr dedicou um momento para resgatar o histórico da criação da justiça militar do Rio Grande do Sul, na esteira da revolução farroupilha. O texto foi extraído de uma publicação original do desembargador Sergio Berni de Brum, para o projeto Memória.

O comandante-geral da BM, Claudio dos Santos Feoli, em sua fala, destacou a parceria BM- Justiça Militar do Estado.  “Essa parceria remonta a era das revoluções, e perpassa todos os paradigmas de policiamento pelos quais nossa corporação já passou”.    Feoli ainda abordou a atuação da BM que transcende o combate à criminalidade, mas os esforços pela promoção da paz, do bem estar social, dos direitos e garantias fundamentais, e a dignidade da pessoa humana.

Na parte final da sessão, o presidente do TJMRS, desembargador conduziu a entrega de um diploma de homenagem em alusão à data.   O magistrado também se manifestou, lembrando da relação familiar com a instituição brigada militar e salientando a importância da valorização da magnitude da farda por parte do policial.

A mesa de autoridades da sessão contou com a presença ainda do ouvidor do TJMRS, desembargador Sergio Berni de Brum; do chefe do estado-maior da BM, Luigi Soares Pereira; do corregedor do Corpo de Bombeiros, Julimar Fortes;  do procurador de Justiça Fábio Costa Pereira; da vice-presidente da Comissão de Direito Militar da OABRS, Ana Carolina Stein;  e do coronel Marcelo Frota.

Texto: Comunicação Social TJMRS – Jornalista Marcelo Nepomuceno

CORREIO BRIGADIANO

O Jornal Correio Brigadiano esteve presente representado pelo integrante da coordenação Claudio Bayerle, que aproveitou o momento e pegou alguns depoimentos dos convidados presentes.

Últimas

Criminoso morre e outro fica ferido após tentativa de assalto seguida de confronto com PM de folga em Esteio

Assaltantes trocaram tiros com policial militar na saída de...

Coronel Rodrigo Mohr assume a presidência do TJMRS

Rodrigo Mohr Picon ficará à frente da Corte até...

Socorro silencioso da Brigada Militar salva até nove vidas por dia no RS

Mais de 3 mil pessoas foram salvas por PMs...

Nova aeronave da Polícia Civil já chegou em Porto Alegre

Com cabine pressurizada, o turboélice Piper Malibu tem capacidade...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Criminoso morre e outro fica ferido após tentativa de assalto seguida de confronto com PM de folga em Esteio

Assaltantes trocaram tiros com policial militar na saída de agropecuária Marcel Horowitz Correio do Povo Um assaltante morreu e outro ficou ferido após troca de tiros no final...

Coronel Rodrigo Mohr assume a presidência do TJMRS

Rodrigo Mohr Picon ficará à frente da Corte até 2027 O desembargador Rodrigo Mohr Picon, ex-comandante-geral da Brigada Militar, tomou posse nesta quarta-feira (4) como...

Socorro silencioso da Brigada Militar salva até nove vidas por dia no RS

Mais de 3 mil pessoas foram salvas por PMs em 2025 em atendimentos de emergência e ações de salvamento Crianças engasgadas, vítimas de afogamento, feridos...