Edição Impressa

Um herói que morre, outro que é condecorado

Na semana em que PM foi assassinado ao impedir feminicídio, outro policial militar recebe honraria, anos após resgatar família vitimada por desastre

HUMBERTO TREZZI GZH

Lincke (à direita) e Gabriel, no dia do resgate Tiago Lincke / Arquivo Pessoal

O policial militar Marcelo Wille Thurow honrou o lema da profissão: “servir e proteger”. Foi ao impedir um feminicídio em Nova Prata, no último fim de semana, que ele acabou baleado na cabeça. O tiro levou à sua morte, dias depois.

O autor do disparo foi um homem enfurecido, Guilherme Mariano, que ameaçava a namorada, uma policial civil, com a própria arma dela. A mulher foi bastante agredida, até que vizinhos ouviram seus gritos e chamaram a BM.

Os PMs foram recebidos a tiros e revidaram. Mariano morreu na hora, Thurow na quarta-feira (31), apesar das cirurgias a que foi submetido.

A verdade é que o serviço policial é feito de urgências cotidianas, como os gritos desesperados da mulher que era espancada pelo marido ciumento. E a morte pode estar à espreita num episódio banal.

Na maioria das vezes, policiais morrem não em grandes operações preparadas contra o crime organizado, mas em ocorrências para as quais foram chamados às pressas.

Thurow é um herói e foi assim saudado, pelos colegas e pela comunidade, só que após a morte. Felizmente, alguns policiais conseguem receber honrarias em vida.

É o caso do soldado Tiago Israel Lincke, que nesta semana foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Três Coroas. O motivo é um ato de bravura do qual ele foi protagonista, em 3 de fevereiro de 2019.

Lincke resgatou uma família que estava presa dentro de um Voyage capotado numa ribanceira às margens da RS-115, em Gramado, na serra gaúcha. O veículo ficou pendurado em uma árvore, sobre um abismo.

O policial estava de folga, quando viu um grupo de pessoas na estrada tentando retirar do carro Maico Presse, a esposa dele, Paula, e o filho Gabriel, de sete anos. O veículo capotou durante uma chuvarada e estava suspenso num despenhadeiro, com rodas para cima, por ter parado na copa de uma árvore.

O Voyage balançava e qualquer movimento brusco poderia fazê-lo rolar penhasco abaixo. O soldado se esgueirou por baixo do carro e conseguiu pegar o menino, ainda com o Voyage balançando. Foi usado um cinto para suspender Gabriel até um voluntário, civil, que estava na parte de cima do barranco. Minutos depois chegaram bombeiros, que amarraram o veículo com uma corda e ajudaram a resgatar os pais do garoto, ainda presos no carro.

Lincke já foi homenageado algumas vezes por vereadores e prefeitos, mas aguarda há mais de quatro anos que a BM lhe conceda promoção por bravura, para o posto de sargento. Uma sindicância recomendou a honraria, mas a Comissão de Avaliação e Mérito da BM negou depois, por duas vezes, o reconhecimento do ato.

A situação do soldado sensibilizou o Comandante da Brigada Militar, coronel Cláudio Feoli, que considera ter ocorrido um ato de bravura. Semana passada ele recomendou à Comissão de Avaliação e Mérito da BM que faça reanálise do caso.

Será que enfim o heroísmo de Lincke será reconhecido em vida?

Últimas

Uso de câmeras corporais comprova efetividade do trabalho da Brigada Militar em Porto Alegre

Utilizada há um ano, estrutura digital de combate ao...

Publicado edital de abertura do Concurso Público de Ingresso na Carreira de Delegado de Polícia

As inscrições serão realizadas no período de 13 de...

Pesquisa Mundial em 144 países cita Pelotas como cidade exemplar de redução da criminalidade

Pelotas é destaque internacional por reduzir mais de 80%...

Câmara Municipal de Pelotas apresenta projeto destinando espaço à memória do Cel Massot

Uma proposição do Vereador Daniel Fonseca, Policial Militar, pretende...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Uso de câmeras corporais comprova efetividade do trabalho da Brigada Militar em Porto Alegre

Utilizada há um ano, estrutura digital de combate ao crime mostra redução de indicadores e garante respaldo às ações policiais Correio do Povo O uso de...

Publicado edital de abertura do Concurso Público de Ingresso na Carreira de Delegado de Polícia

As inscrições serão realizadas no período de 13 de outubro até as 17h do dia 12 de novembro Correio do Povo Foi publicado no Diário Oficial do...

Pesquisa Mundial em 144 países cita Pelotas como cidade exemplar de redução da criminalidade

Pelotas é destaque internacional por reduzir mais de 80% da criminalidade A cidade de Pelotas (RS) ganhou destaque internacional como exemplo positivo de redução da...