Edição Impressa

Velório do soldado vítima de latrocínio reuniu amigos e PMs em Cachoeirinha

Translado do corpo para Bahia está previsto para 5h30min de sexta-feira

Funeral de soldado vítima de latrocínio reúne familiares e amigos em Cachoeirinha | Foto: Mauro Schaefer

Correio do Povo

Esposa, amigos e colegas de farda prestaram, na noite de quinta-feira, as últimas homenagens ao soldado Lucas de Jesus Lima. O corpo foi velado na Funerária Rainha da Paz, no bairro Princesa Isabel, em Cachoeirinha. Vítima de latrocínio, o policial militar tinha 27 anos, era baiano, ingressou na Brigada Militar em 2018 e estava lotado no 20° Batalhão de Polícia Militar (20º BPM).

Ao término do velório, no início da madrugada de ontem, um cortejo fúnebre, acompanhado por viaturas da Brigada Militar seguiu para o Aeroporto Internacional Salgado Filho, de onde o corpo seguiu, ao amanhecer, para Salvador (BA), município onde Lima nasceu e onde vivem seus familiares.

O crime ocorreu na noite de quarta-feira. O policial militar reagiu a uma tentativa de assalto, ocasião em que fazia transporte por aplicativos e estava a caminho da residência de um passageiros, no bairro Morro Santana, na zona Norte de Porto Alegre. O subcomandante do 20º BPM, major Hélcio Gaira, detalhou que ele trafegava pela via quando foi surpreendido pelo aparecimento de um carro de cor preta, que o interceptou com a intenção de roubar o veículo. Lima, que estava armado, revidou, mas acabou alvejado com disparos no rosto e no peito, tendo morte instantânea.

No confronto ele baleou um dos criminosos, identificado como Marcos Vignol Evangelista Júnior, 21 anos, que foi socorrido pelo pai que o levou à Unidade de Pronto-Atendimento Bom Jesus, onde morreu. O criminoso, que tinha antecedentes criminais por roubo a pedestre, tráfico de entorpecentes, roubo de veículo, receptação e homicídio doloso, apesar da pouca idade, era antigo conhecido da Polícia. Em 2022, foi preso em flagrante em cinco oportunidades e, em todas, foi liberado pelo Judiciário.

Gaira informou que a Brigada Militar arcou com os custos com o velório e com o translado, além da “vaquinha”on-line. “Essa iniciativa de arrecadar recursos pela internet é para ajudar a família posteriormente”, ressaltou. No velório, a esposa, que também é baiana, estava em estado de choque. Amparada pelos amigos, precisou ser atendida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) devido a uma queda de pressão.

O caixão estava aberto e coberto pelas bandeiras do Rio Grande do Sul e do Brasil, uma honraria ao policial que teve a vida ceifada pelo crime. O subcomandante do 20ºBPM disse que  Lima era uma pessoa alegre e estava sempre disposto. “O sorriso era a marca registrada dele. Iremos lembrar dele como o excelente soldado que sempre foi”. “Estamos investigando o caso junto à Polícia Civil”, explicou.

No final da tarde, PMs do 11º BPM, do 20º BPM e do Batalhão de Polícia de Choque fizeram uma investida no bairro Bom Jesus, reduto da quadrilha que atacou e matou o soldado. No local, ocuparam o Campo Panamá, com acesso pela rua 2, de onde partiram para vasculhar áreas conhecidas como ponto de tráfico.

O foco foi o combate aos crimes violentos letais intencionais e o  tráfico de drogas. Segundo a BM,  o policiamento está trabalhando para a identificação e prisão dos outros indivíduos envolvidos no roubo de veículo que vitimou o soldado Lucas Lima. Para isso, intensificou ações policiais como abordagens de pessoas e veículos na região.

Últimas

Projeto de Lei quer que policial ao se aposentar fique com arma do estado como fiel depositário

PROJETO DE LEI (PL3445) DE AUTORIA DO DEP FEDERAL...

Defasagem salarial, entenda como é o cálculo e faça sua simulação

Defasagem salarial é um termo recorrente na vida dos...

11º BPM realiza evento para as crianças do Bairro Farrapos

Na manhã deste sábado, 30/08/2025, o 11º BPM realizou...

Artigo: Pilares da Democracia e do Estado Democrático de Direito

JUSTIÇA? “Ela é cega, mas não é tola”? Marco Antônio Moura...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Projeto de Lei quer que policial ao se aposentar fique com arma do estado como fiel depositário

PROJETO DE LEI (PL3445) DE AUTORIA DO DEP FEDERAL CAP AUGUSTO JUSTIFICATIVA: O presente projeto de lei vem em benefício daqueles que dedicaram suas...

Defasagem salarial, entenda como é o cálculo e faça sua simulação

Defasagem salarial é um termo recorrente na vida dos servidores público de forma geral, não só no RS mas no Brasil como um todo....

11º BPM realiza evento para as crianças do Bairro Farrapos

Na manhã deste sábado, 30/08/2025, o 11º BPM realizou um evento especial para as crianças na Praça do SESI, no Bairro Farrapos, em Porto...