Marco Antônio Moura dos Santos[1]

Foto: Augusto Luís de Freitas. Combate da Ponte da Azenha, 1923-25. Óleo sobre tela, 3,95 m x 6,20 m. Instituto de Educação Flores da Cunha, Porto Alegre – RS.
20 de setembro, data em que enaltecemos não apenas a “Revolução Farroupilha”, mas toda uma epopeia repleta de história, eventos e batalhas, com um legado até hoje reverenciado, pesquisado e questionado.
Celebramos coragem, luta e o orgulho gaúcho, forjado com o espírito de liberdade, justiça, amor pela terra e que nos inspira a alcançarmos um futuro melhor, mais seguro e democrático.
A revolta, de caráter republicana e separatista, iniciada em 1835, dos gaúchos contra o governo imperial do Brasil, motivada por insatisfações políticas, econômicas e sociais; durou longos 10 anos e, hoje, representa a busca por maior autonomia, liberdade e valorização da cultura gaúcha.
Gaúchos, em todos os rincões, fortalecer o verdadeiro patriotismo se revela na responsabilidade de participarmos proativamente da política, na defesa de direitos fundamentais, na procura obstinada por transparência e mais respeito ao povo. Unidos pelo amor à pátria, sejamos protagonistas de um Estado e um País melhor para todos.
Temos que comemorar não apenas o dia 20 de setembro — mas a determinação de um povo que defendeu suas ideais. Eternamente seja o Rio Grande do Sul louvado, seu povo, suas tradições, cultura e história sempre brilhem em todos os nossos corações e ações!
20 setembro 2025
[1] CORONEL QOEM Res Brigada Militar/RS e Especialista INTEGRAÇÃO E MERCOSUL/UFRGS

Proclamação da República Riograndenese Foto: Arquivo AHRS




