Em reunião do prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo nesta segunda-feira, foram tratados assuntos da primeira fase para a implantação de um sistema de acionamento de pânico via aplicativo à ser utilizado por escolas municipais e instituições de ensino que são parceiras da prefeitura em casos de riscos de ocorrências em que estejam em risco integrantes da comunidade escolar.
A reunião foi realizada no Centro Integrado de Comando (CEIC) e terá como parceria o Instituto Cultural Floresta, (ICF), com a sistematização do aplicativo por parte da empresa BeOn, também parceira do projeto.
Veja os principais pontos:
* Protocolos irão definir a forma de acionamento do botão de pânico do aplicativo da BeOn a fim de acionar as forças de segurança para uma resposta rápida;
* Formação de multiplicadores;
* Capacitação de diversos integrantes da comunidade escolar para operar o sistema da empresa BeOn, dentre outros protocolos.
O prefeito municipal Sebastião Melo discorreu da importância do trabalho conjugado da secretaria de segurança e educação para a implantação do sistema por meio da capacitação orientação e integração a fim de proporcionar a tranquilidade na comunidade escolar.
O Secretário de Segurança Pública Cel. RR. Alexandre Aragon explicou sobre treinamentos de servidores para o pronto uso da plataforma agora utilizada pela prefeitura de Porto Alegre em parceria com o Instituto Cultural Floresta.
– Estamos preparando multiplicadores e tutorias que possibilitem o melhor uso e adequado acionamento em cada caso, ressaltou Aragon
– Frente a melhor segurança nas escolas a plataforma será uma importante e moderna ferramenta somada ao monitoramento por
câmeras nas escolas, comissão de prevenção e Guarda Municipal que já exercem controle 24 horas nestes ambientes escolares destacou Sônia Rosa, secretaria de educação de Porto Alegre.
Estiveram presentes na reunião a presidente da Companhia de Processamento de dados de Porto Alegre (PROCEMPA), Letícia Batistela e técnicos de secretarias envolvidas no projeto, além do fundador da empresa BeOn Gustavo Caleffi.
Manifestação do Coronel Feoli – Cmt-Geral da BM
Opinião Correio Brigadiano
Redação JCB.