Formaturas dos novos policiais militares foram realizadas simultaneamente em Porto Alegre, Montenegro, Osório e Santa Maria
Correio do Povo
A Brigada Militar recebeu na manhã desta quinta-feira o reforço de mais 676 soldados, que vão atuar em todas as regiões do Rio Grande do Sul. As formaturas dos novos policiais militares, sendo 588 homens e 88 mulheres, foram realizadas simultaneamente em Porto Alegre, Montenegro, Osório e Santa Maria.
O secretário estadual da Segurança Pública, Sandro Caron, aproveitou para anunciar que serão chamados em agosto deste ano mais 400 futuros soldados para fazerem o curso de formação. Sobre os novos 676 policiais militares, ele destacou que se trata de mais um aumento do policiamento ostensivo preventivo realizado pela Brigada Militar.
“É investimento em aumentar o número de profissionais e em viaturas, armamentos e coletes, fortalecendo assim o sistema de segurança. Isso traz uma melhora para a ostensividade e para a sensação de segurança. É um permanente esforço nosso em reduzir os indicadores de criminalidade e melhorar a sensação de segurança em todo Estado”, afirmou Sandro Caron.
Conforme o comandante-geral da BM, coronel Cláudio dos Santos Feoli, o novo contingente vai atuar nos próximos dias em um primeiro momento, nas áreas de maior incidência criminal, como Porto Alegre, Região Metropolitana e Vale do Rio dos Sinos, além de Santa Maria e Rio Grande, e depois devem ser divididos em todos municípios gaúchos.
Em Porto Alegre, a formatura do Curso Básico de Formação Policial Militar, com 177 novos soldados, ocorreu na Academia de Polícia Militar (APM), na avenida Coronel Aparício Borges. O governador Eduardo Leite compareceu à cerimônia juntamente com o secretário estadual da Segurança Pública, Sandro Caron, e o comandante-geral da BM, coronel Cláudio dos Santos Feoli.
Em Montenegro, a solenidade teve 264 novos soldados, em Santa Maria outros 120 e em Osório mais 115. Do total dos 676 novos brigadianos, 26% deles são de fora do Rio Grande do Sul. Todos passaram por uma formação que começou no dia 1º de agosto do ano passado e somou 1.745 horas de aula, divididas em três módulos com encontros presenciais e na modalidade de Educação à distância (EAD).
Entre as disciplinas formativas estavam temas como Uso da Força e da Arma de Fogo, Direito Penal, Ética e Cidadania, Relações Humanas, Suporte Básico da Vida em Urgências e Emergências, Medidas Preliminares em Local de Crise e Mediação de Conflitos. Além delas, os formandos também participaram de estágios supervisionados, nos quais foram empregados no policiamento ostensivo em diversos municípios.