Edição Impressa

Sancionada com vetos lei de prevenção ao suicídio para policiais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (10) a Lei 14.531, de 2023, que prevê ações de apoio à saúde mental e de prevenção ao suicídio para profissionais de segurança pública. O chefe do Poder Executivo, no entanto, vetou três dispositivos da proposta original (PL 4.815/2019), relatada pelo senador Jorge Kajuru (Podemos-GO).

O texto, que já havia sido aprovado pelo Senado em 2021 e modificado pela Câmara dos Deputados, foi ratificado pelos senadores em dezembro. Agora, os vetos serão submetidos à análise do Congresso Nacional.

A norma amplia e detalha o Programa Pró-Vida, criado em 2018 para atenção psicossocial e de saúde no trabalho aos profissionais da área, e também inclui esses profissionais na Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio (Lei 13.819, de 2019).

Vetos

Os dois primeiros dispositivos vetados referem-se à inclusão da Polícia Legislativa na ampliação dos programas. De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a proposta contraria o interesse público, já que a inclusão desses profissionais aumentaria o escopo do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), de responsabilidade do Poder Executivo, para atender profissionais do Legislativo.

Também foi vetada a garantia do exercício do direito de opinião, da liberdade de expressão e de escalas de trabalho aos profissionais de segurança pública e defesa social. A mensagem de veto afirma que a proposição também contraria o interesse público, tendo em vista que profissionais como os da polícia militar, do corpo de bombeiros militar e das policiais civis estão sujeitos a regimentos internos e, de acordo com a Constituição, são subordinados aos princípios da hierarquia e da disciplina. Ainda segundo a mensagem, o irrestrito uso da liberdade de expressão por parte dos profissionais é um “fato capaz de ensejar múltiplas interpretações ou contradições, e promover insegurança jurídica”.

Por Vinícius Vicente, sob supervisão de André Fontenelle

Fonte: Agência Senado

A gente separou uns pontos bem interessantes sobre prevenção ao suicídio:

IX – produzir dados sobre transtornos mentais e comportamento suicida dos profissionais de segurança pública e defesa social.

Art. 42- § 2º As políticas e as ações de prevenção da violência autoprovocada e do comportamento suicida dos profissionais de segurança pública e defesa social deverão observar as seguintes diretrizes:

I – perspectiva MULTIPROFISSIONAL na abordagem;

II – atendimento e escuta MULTIDISCIPLINAR e de proximidade;

III – discrição e respeito à intimidade nos atendimentos;

IV – integração e INTERSETORIALIDADE das ações;

V – ações baseadas em EVIDÊNCIAS científicas;
VI – atendimento NÃO COMPULSÓRIO;

VII – RESPEITO à dignidade humana;

XI – desenvolvimento de ações integradas de ASSISTÊNCIA SOCIAL e promoção da saúde mental de forma preventiva e inclusiva para a família;

III – incorporação da NOTIFICAÇÃO dos casos de ideação e de tentativa de suicídio no Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica;

Agora cabe a nós exercermos controle social e fazer essa lei virar programas efetivos e cotidianos nos espaços de trabalho desses agentes!


projetosobresuicidio

Últimas

Governo do Estado inicia obra para recuperação da Central de Inteligência da BM, em Porto Alegre

Investimento é de R$ 1,3 milhão para restaurar estruturas...

Soldado da Brigada Militar morre em acidente na RS-801 em Chapada

Cristian Anderson Berra, de 39 anos, fazia parte do...

Brigada Militar celebra aprovação da Lei Complementar que atualiza a estrutura da Instituição

A LC 497/25, aprovada na Assembleia Legislativa, considera apenas...

IBCM realiza solenidade de posse dos conselheiros

A Instituição Beneficente Coronel Massot que neste ano de...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Governo do Estado inicia obra para recuperação da Central de Inteligência da BM, em Porto Alegre

Investimento é de R$ 1,3 milhão para restaurar estruturas na edificação localizada no Centro Histórico Correio do Povo O governo do Estado iniciou a recuperação estrutural...

Soldado da Brigada Militar morre em acidente na RS-801 em Chapada

Cristian Anderson Berra, de 39 anos, fazia parte do 38º Batalhão de Polícia Militar. As circunstâncias do acidente são desconhecidas Rebecca Mistura GZH Um soldado da...

Brigada Militar celebra aprovação da Lei Complementar que atualiza a estrutura da Instituição

A LC 497/25, aprovada na Assembleia Legislativa, considera apenas a expansão e modernização das estruturas da Brigada Militar - Foto: Brigada Militar Para melhor atender as...