Com percurso de 5 quilômetros entre o Pontal Shopping e a sede do batalhão, evento celebra a história da unidade operacional mais antiga da Brigada Militar
Correio do Povo
A quarta edição da Corrida de Ferro marcou, nesta quarta-feira, 15, as comemorações pelos 133 anos do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) – Batalhão Coronel Aparício Borges. O evento reuniu dezenas de participantes das forças de segurança, que percorreram 5 quilômetros entre o Pontal Shopping, no Cais do Porto, e a sede do batalhão, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre.
A prova, realizada com batedores oficiais, sirenes e sinalizadores de fumaça, é considerada pelos organizadores a maior corrida fardada do Brasil, sendo exclusiva para integrantes da Brigada Militar e forças coirmãs de segurança.
As comemorações pelo aniversário de fundação seguem ao longo do mês. No dia 21 de outubro, data oficial da criação do batalhão, ocorrerá a entrega da Comenda do 1º BPM a personalidades e profissionais de diferentes segmentos da Capital, em reconhecimento ao apoio e à parceria com a corporação.
O 1º BPM, também chamado de Batalhão de Ferro, é a unidade operacional mais antiga da Brigada Militar. Criado pelo Decreto nº 384, de 21 de outubro de 1892, inicialmente como 1º Batalhão de Infantaria, o batalhão possui hoje cinco companhias responsáveis pelo policiamento em 23 bairros da zona Sul de Porto Alegre.
A designação “Batalhão de Ferro” surgiu durante a Revolução Constitucionalista de 1932, a partir de um documento expedido pelo então Tenente-Coronel Argemiro Dornelis, comandante da vanguarda das Forças Ordinárias do Sul.




