Edição Impressa

Especial Segurança Pública em destaque – Município de Tramandaí

Dando continuidade a uma série de reportagens sobre segurança Pública nos municípios a unidade móvel da Rede ABC da Segurança Pública – Correio Brigadiano, esteve neste mês de outubro (22/10) no Litoral Norte, na Cidade de Tramandaí.

Localizada no Litoral Norte do Estado do RS, Tramandaí é conhecida como a “Rainha das Praias”, tendo uma das maiores extensões de praias no estado.

Tramandaí, cidade com mais de 50 mil habitantes, população que no verão pode quadruplicar, chegando a 250 mil pessoas em dias de semana e até 500 mil em fins de semana e feriados, tem adotado investimentos significativos para implementar uma sensação de segurança não só aos habitantes no município como também à milhares de turistas que deslocam á cidade nos finais de semana e períodos de verão.

Autoridades locais assumem responsabilidades com a segurança pública

Embora a segurança pública seja um dever do estado, Tramandaí avança entregando aos munícipes, estrutura moderna que facilitam os homens e mulheres agentes da segurança a cumprirem com suas atribuições de preservação da ordem pública no município.

Videomonitoramento e Cercamento Eletrônico

Com o Software Bridgefy (Safe Way) com tecnologia da DGT é possível monitorar e identificar veículos objetos de roubo ou furtos, objetivando a prisão de delinquentes, dando mais segurança e efetividade às forças policiais.

O que o software faz:

  • Detecta veículos suspeitos em tempo real;
  • Permite busca de veículos por placas e características;
  • Gera alertas automáticos e relatórios de ocorrências;
  • Integra informações de diferentes bancos de dados;
  • Oferece mapas interativos e estatísticas de tráfego.

Recurso adicional: análise preditiva de crimes

Além do monitoramento em tempo real, a DGT também oferece a licença Crime Report, que analisa dados históricos para prever onde e quando crimes podem acontecer. A tecnologia ajuda as autoridades a se anteciparem, direcionando equipes para as áreas de maior risco e reduzindo o tempo de resposta em emergências.

Em Tramandaí, além das principais vias urbanas, avenidas e beira mar, os equipamentos estão instalados nos principais acessos de entrada e saída da cidade.

Município prioriza avanços na Segurança Pública

– A mais de uma década a cidade de Tramandaí tem priorizado e investido em Segurança Pública.

Talvez por ter em suas últimas administrações sempre alguém ligado a área da segurança, o município tenha seu programa de governo focado nesta demanda social.

– Tivemos duas administrações: do ex-prefeito Major Gauto e atualmente a gestão do prefeito Juarez Marques que conta comigo na condição de Vice-prefeito.

Desta forma percebemos desde cedo que não bastava somente uma boa integração dos órgãos de segurança: Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal e outras, era preciso a participação do município dando condições aos agentes locais. Assim, contratamos a DGT – tecnologia, que conta com o que há de mais moderno e comprovadamente eficiente em termos de tecnologia e quem efetivamente é beneficiada é a comunidade de Tramandaí, além de veranistas e turistas.

Atual prefeito em exercício ostenta a segurança de Tramandaí como prioridade permanente.

Foto: Tenente da Reserva da Brigada Militar e vice prefeito de Tramandaí – Claudiomir da Silva Pedro

Secretário de Segurança, Transporte e Trânsito destaca a vigilância permanente da cidade

O Secretário reafirmou que dificilmente algum delinquente consiga não ser identificado na prática de crimes no âmbito do município.

Foto: Paulo Ricardo Trevisol – Secretário de Segurança, Transporte e Trânsito de Tramandaí

– Dentro do sistema em operação atualmente em Tramandaí, contamos, por exemplo, com Câmeras OCRs que permitem identificar veículos furtados gerando alertas automáticos e relatórios de ocorrências, facilitando a intervenção policial que na maioria das vezes resulta exitosa com a prisão dos delinquentes.

Esta conjugação de esforços, fruto de decisões das forças vivas da comunidade têm registrado diminuições de índices de criminalidade proporcionando mais segurança às pessoas.

Centro de Comando e Controle tem a gerência da Guarda Municipal

Foto: Luiz Eduardo Gaudino Lopes – Comandante da Guarda Municipal de Tramandaí

O Comandante Lopes da Guarda Municipal de Tramandaí afirmou a reportagem que o órgão presta um efetivo serviço durante 24 horas o que possibilita um monitoramento em tempo real que permite o compartilhamento de informações com os demais órgãos de segurança pública, possibilitando operações em conjunto bem como, quando necessário o pedido de apoio em situações que exijam supremacia de força policial.

Centro de Comando e Controle tem a gerência da Guarda Municipal

O compartilhamento das imagens geradas das câmeras dispostas na cidade, são refletidas no quartel da Brigada Militar de Tramandaí, possibilitando o acompanhamento por parte do efetivo.

A Brigada Militar e a prefeitura municipal tem realizado intercâmbio a fim de que as imagens produzidas em tempo real sob a gerência da Guarda Municipal possam ser espelhadas à instituição, a exemplo de outras cidades que possuem as mesmas tecnologias, disponibilizando link de acesso a fim de facilitar ainda mais a conjugação de esforços ao combate a criminalidade e a preservação da ordem pública.

Últimas

Tradição e resultados: 188 anos da Brigada Militar a serviço do Rio Grande do Sul

Por CLÁUDIO FEOLI, comandante-geral da Brigada Militar O que separa...

República, é possível reconstruí-la, na qual o poder sirva à justiça e a justiça sirva ao povo?

Marco Antônio Moura dos Santos A Proclamação da República, em...

Banda do 3º BPM celebra 130 anos mantendo viva a alma musical da Brigada Militar

Grupo criado em 1895 preserva tradição, aproxima a corporação...

Piratini envia pacote de projetos à Assembleia com carreiras da Polícia Penal

Em regime de urgência, 21 medidas foram protocoladas no...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Tradição e resultados: 188 anos da Brigada Militar a serviço do Rio Grande do Sul

Por CLÁUDIO FEOLI, comandante-geral da Brigada Militar O que separa 1837 de 2025? Em 1837, começava o reinado da Rainha Vitória, cuja linhagem levaria, gerações...

República, é possível reconstruí-la, na qual o poder sirva à justiça e a justiça sirva ao povo?

Marco Antônio Moura dos Santos A Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, não foi uma mudança de mãos, foi uma mudança de...

Banda do 3º BPM celebra 130 anos mantendo viva a alma musical da Brigada Militar

Grupo criado em 1895 preserva tradição, aproxima a corporação da comunidade e segue atuando em ações sociais no Vale do Sinos Guilherme Sperafico Correio do...