Edição Impressa

JCB comemora 29 anos em cerimônia com autoridades e representantes da segurança pública

No final da tarde da quarta-feira(05) em cerimônia no auditório Ana Terra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o Jornal Correio Brigadiano realizou um ato para marcar a data e mostrar o trabalho realizado aos convidados e autoridades presentes.

Em sua fala o Diretor-geral do Jornal, Sgt Gilson Noroefé ressaltou a importância de se ter uma mídia segmentada que faça o contraponto às mídias tradicionais, que optam na maioria das vezes em divulgar o 1% de ações não exitosas e deixam de lado as outras 99% de ações exitosas. O papel do Jornal é justamente esse, mostrar a sociedade o trabalho abnegado de homens e mulheres em prol da segurança pública

Os discursos das autoridades foram unanimes em ressaltar a importância do jornal como fonte de informação e valorização da segurança pública. O Jornal é um fomento a defesa das instituições policias, essenciais a sociedade e presentes em todo o estado, ressaltaram as autoridades que compuseram a mesa, Cel Claudio Feoli, Cmt-Geral da BM, Cel Paulo Roberto Mendes, Desembargador Militar do TJM, Vereadora Comandante Nádia, representando a Câmara Municipal de Porto Alegre e e Vereador Professor Sgt Mendes representando a Câmara de Vereadores de Nova Santa Rita.

A vereadora Comandante Nádia, anfitriã da casa que recebeu a cerimônia, após sua fala destacando a importância do Jornal, passou a mão do Diretor Gilson um Diploma da Câmara Municipal de Porto Alegre, assinado pelo presidente, Vereador Hamilton Sossmeier. e em concordância com todos os demais vereadores.

COMPROMISSO

Reafirmamos nosso compromisso de continuar o legado iniciado pelo nosso fundador, Ten Cel Vanderlei Martins Pinheiro juntamente com o Cel. José Hilário Ajala Retamozo, Cel. Jeronimo Brasga, Major Pércio Alvares, Cel. Verlaine Ulharusco de Vasconcelos, Tenente Claudio Medeiros Bayerle, Cristiano Max Pereira Pinheiro e o servidor já falecido , Jornalista Victor de Moraes, dentre outros, que deram início em 1994 o Correio Brigadiano.

AGRADECIMENTOS

O jornal Correio Brigadiano agradece a presença de todas as autoridades e lideranças abaixo nominadas e ao publico que prestigiou o ato, todos parceiros deste trabalho e com quem contamos o apoio para continuar a desenvolver nossas atividades.

  • Coronel Claudio dos Santos Feoli – Comandante Geral da BM
  • Des. Paulo Roberto Mendes Juiz do TJM-RS
  • Vereadora Comandante Nádia representando o Legislativo Municipal
  • Maj. Gelson Guarda Sec. Adj. De Segurança Pública de Porto Alegre
  • Cel. Marcelo Frota representando o Dep. Federal Carlos Gomes e Deputada Francine Bayer do Republicanos
  • Vereador Professor Sgt Mendes de Nova Santa Rita
  • Cel. RR Luiz De Leon Presidente da SICREDIMIL
  • Daniel Lopes dos Santos Dir. Presidente da IBCM
  • Maj. Costa Limeira Comandante do 1 BPM
    LIDERANÇAS ASOCIATIVAS:
  • Coronel Marcos Paulo Beck – Presidente da ASOFBM
  • Ten Paulo Ricardo presidente da AOFERGS
  • Ten Aparicio Santellano presidente da ASSTBM
  • Sd Potiguara Galvam Presidente da ABAMF
  • Coronel Ederson Carlos Franco da Silva, Coordenador-Geral da ABERGS
  • Claudete Valau presidente da AESPPOM
  • Cel RR Ataíde Moraes Rodrigues Comandante da Reserva Altiva da Brigada Militar
  • Coronel José Roberto Rodrigues presidente do Clube Farrapos dos Oficiais da BM.

O Jornal Correio Brigadiano e agora a Rádio Studio 190 recebe o apoio de anunciantes fiéis que possibilitam a 29 anos a expansão das noticias que valorizam as instituições  policiais e seus servidores.

Por isso muito obrigado às seguintes pessoas, entidades e empresas:

  • ASSTBM – Associação dos Sargentos Subtenentes e Tenentes da BM e CBM-RS
  • SICREDIMIL – A Cooperativa de Crédito dos Militares Estaduais
  • IBCM – Instituição Beneficente Cel Massot
  • YDC ADVOGADOS ASSOCIADOS-
  • VALESCAIMOVEIS – Corretora de Imóveis
  • KELLETER E MARIOTTI ADVOGADOS-
  • ASOFBM- Associação dosOficiais da BMe do Corpo de Bombeiros Militares
  • ESPM- Escola Superior dos Oficiais da BM  e do Corpo de Bombeiros Militares RS
  • SIMPALA – FINANCEIRA-
  • CURCIO ADVOGADOS-
  • SULVISION- Serviços Oftalmologicos
  • AOFERGS- Associação dos Oficiais Estaduais do RS
  • MBM- Seguro de Pessoas

O EVENTO

GALERIA DE CAPAS HISTÓRICAS DO JORNAL

BREVE HISTÓRICO DO JORNAL CORREIO BRIGADIANO

O jornal correio Brigadiano, tem seu marco inicial no ano de 1992, em decorrência da produção de livros da POLOST EDITORA, ambas ancoradas pela APESP – (Associação Pro Editoração a Segurança Pública).

Foram celebres idealizadores o Coronel RR. Vanderlei Martins Pinheiro, Cel José Hilario Ajala Retamozo, Cel. Jerônimo Braga, Major Pércio Alvares, Verlaine Ulharusco de Vasconcelos, Tenente Claudio Medeiros Bayerle, Cristiano Max Pereira Pinheiro e o servidor civil já falecido, jornalista Victor Moraes.

Ambos traçaram um planejamento para que, independente do comando, pudesse a instituição Brigada Militar integrada por atividades de policiamento e bombeiros, contar com um veículo de mídia impressa, tipo segmentada, aos moldes dos bons jornais existentes na capital do Estado.

O jornalista Victor Moraes , desde 1979, produzia os jornais dos comandos da corporação.

Circulava na BM, à época, ancorado pela Polost o “jornal da Brigada” que passou a seguir a Circular com o nome “MENSAGEM BRIGADIANA”

Esta foi a primeira vez que, na história da Brigada militar, a expressão “brigadiano” foi usada como nome de veículo de mídia impressa. Até então, os veículos de comunicação da Brigada Militar mudaram de nome e de formato (tamanho e planejamento), sempre que ocorriam mudanças de comando.

A partir do “Mensagem Brigadiana” (conceituado em jul/1994), além da ancoragem para efeitos de regularizar os patrocínios, que eram buscados pelo comando e admitidos na própria PM5, iniciou-se um novo modelo de trabalho informacional que, a partir da clipagem de mídia do interior do Estado, fazia-se o destaque de policiais militares com ilustração das matérias em pequenos ícones.

A repercussão do método adotado como laboratório não poderia ter sido melhor..

O “Mensagem Brigadiana” circulou até maio de 1996. Circularam 19 edições numeradas sequencialmente, editado e com a assinatura pela Polost Editora.

A partir dele foram criadas condições para que, em definitivo, em 1996, circulasse o jornal Correio Brigadiano em sua primeira edição.

Era a continuidade de um trabalho comprometido com a ética das relações de comando, mas com autonomia financeira, independência operativa e liberdade de expressão para os brigadianos, Jornalismo independente e segmentado.

Este ideário, de um jornal independente (jornal na aparência e administração) teve a participação do jornalista Vitor Moraes , que assinou a responsabilidade técnica até seu falecimento.

Vitor Moraes faleceu vítima de câncer, no início do ano de 1996.

Em abril de 1999, o JCB passou a circular em cores e, em fevereiro de 2001, a ser editado quinzenalmente com a tiragem de 45 mil exemplares. Poucos meses após ocorreu sua maior transformação foi abranger todas as organizações de segurança pública.

O jornal Correio Brigadiano (JCB) é o veículo da comunicação social de segurança pública gaúcha, elaborado pelos brigadianos.

Mesmo não sendo o veículo oficial da Brigada Militar (BM), opera em sintonia com o comando e os quadros da corporação.

O Jornal oferece hoje um engajamento com as demais categorias de servidores como: Polícia Civil (PC), Polícia Penal, Instituto Geral da Perícia (IGP) Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito (Detran), projetando atendê-los aos mesmos moldes com que atende a família brigadiana.

A principal preocupação do JCB é a valorização dos Recursos Humanos da segurança pública. Valorização essa em todos os níveis e especializações e, a partir deles, a defesa de interesses profissionais em prol da sociedade em consenso com as entidades de classe, sociais e filantrópicas dos servidores.

O JCB serve de ponte para as questões localizadas da segurança pública em interface política com prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, senadores e, também, com a sociedade civil organizada.

Nossa capacidade técnica, enquanto veículo segmentado, se consolida no preceito constitucional do direito universal à informação. Entendida esta informação como produto técnico, imparcial e produtivo à sociedade.

O jornal chega, efetivamente, em todos os recantos do estado e mesmo fora dele, seja pelas edições impressas e/ ou online.

Como inovação, o JCB se ajustando a um momento de dificuldade da sociedade mundial, com o advento do COVID 19, redimensionou sua organização, criando um espaço ainda maior de diálogo, de debates e notícias com a Rádio Studio 190, na modalidade web radio, mas que se habilita passo a passo para uma possibilidade de rádio modulada.

Esta estrutura acessória de comunicação, pela Rádio Studio 190 passa a ser exercida em 04 regiões do estado, sendo seu projeto piloto inaugurado no dia 13 deste mês com a Radio Studio 190 Região do Planalto, na cidade de Passo Fundo.

Esta é resumidamente uma breve história do nosso Jornal Correio Brigadiano, consagrando exemplos e sonhos de abnegados cidadãos de espírito público, dentre os quais citamos o Coronel Vanderlei Martins Pinheiro, que nos momentos mais difíceis, manteve a longevidade necessária para o jornal continuar um ente de interesse público, único órgão de comunicação segmentado da segurança pública do país.

Por fim, é bom salientar que um Jornal como o Correio Brigadiano, que não tem finalidade lucrativa, somente pode alcançar 29 anos, com os nossos fiéis anunciantes, que oferecem a estrutura necessária das quais não possuímos.

Últimas

PE: Sargento da Polícia Militar é punido com três dias de detenção por tamanho do seu bigode

Defesa do policial que está há 35 anos na...

‘O serviço é caro quando é ruim’, diz presidente do IPE Saúde sobre reestruturação

Em entrevista exclusiva, Paulo Rogério Silva dos Santos detalha...

Homem é preso por assustar moradores fantasiado de lobisomem

Por volta das 21 horas deste Domingo (25) um...

Por que em nome da democracia, se violaram os direitos humanos? Democracia não se defende com arbítrio!

Marco Antônio Moura dos Santos               Há uma distorção grave,...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

PE: Sargento da Polícia Militar é punido com três dias de detenção por tamanho do seu bigode

Defesa do policial que está há 35 anos na corporação afirma que ele desconhecia a regra, que foi alterada em 2020 Estadão Conteúdo O segundo sargento...

‘O serviço é caro quando é ruim’, diz presidente do IPE Saúde sobre reestruturação

Em entrevista exclusiva, Paulo Rogério Silva dos Santos detalha plano para melhorar o atendimento aos 829 mil segurados e estancar a saída de usuários...

Homem é preso por assustar moradores fantasiado de lobisomem

Por volta das 21 horas deste Domingo (25) um homem foi preso no Bairro Santa Rita em Guaíba RS, após assustar moradores da região...